A Apple Intelligence que a Apple demonstrou na apresentação dos iPhone 16 arrisca-se a demorar demasiado até chegar efectivamente aos utilizadores.
A Apple apresentou os iPhone 16, com forte foco nas capacidades AI via Apple Intelligence, mas quem receber no dia de lançamento irá descobrir que nada disso está disponível.
Os novos iPhones 16 virão equipados de origem com o iOS 18 (que fica disponível globalmente a 16 de Setembro), mas essa versão ainda não tem qualquer funcionalidade Apple Intelligence. Isso só acontecerá em Outubro com a chegada do iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1. Mas mesmo assim, as coisas não se ficam por aí.
Em Outubro, o primeiro lote de funcionalidades AI incluirá ferramentas de escrita, criação de filmes na app Fotos, pesquisa de fotos e vídeos através de linguagem natural, a capacidade de remover objetos ou pessoas de imagens, e ferramentas avançadas de transcrição nas apps Notas e Telefone. A Siri também receberá uma actualização, com novo design e tornando-se mais flexível e capaz de responder a milhares de perguntas sobre dispositivos e configurações da Apple. Além disso, haverá notificações resumidas, respostas rápidas inteligentes no Mail. Mas tudo isto começará por só estar disponível em inglês dos EUA, sendo alargado a outras regiões de língua inglesa (Reino Unido, Austrália e Canadá) no final do ano.
Só para ainda mais tarde, chegarão funcionalidades AI mais avançadas, como o Image Playground para gerar imagens e emojis, o Image Wand para criar imagens a partir de esboços, a nova Siri mais inteligente utilizando o contexto pessoal para oferecer recomendações e realizar mais acções, integração com o ChatGPT e outros modelos AI, a par da expansão das línguas a chinês, francês, japonês e espanhol ao longo de 2025. E, de relembrar que tudo isto só fica disponível nos novos iPhone 16 e 16 Pro, e nos iPhone 15 Pro.
Com todas estas promessas, parece ficar praticamente assegurado que só por altura do lançamento do próximo iPhone 17 e iOS 19, é que os utilizadores poderão ter a experiência "AI" que a Apple está demonstrar este ano - e a somar a tudo isto ainda temos a incerteza de saber se / quais / quando estas funcionalidades Apple Intelligence serão disponibilizadas na UE.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)