No seguimento do lançamento dos novos modelos o1 com capacidade de raciocínio, vários utilizadores têm sido surpreendidos pelo ChatGPT a iniciar conversas consigo de forma proactiva.
Tradicionalmente, o ChatGPT é um assistente que apenas responde a conversas iniciadas pelos utilizadores. Mas nos últimos dias, alguns utilizadores têm relatado que o ChatGPT, por si mesmo, lhes tem perguntado coisas como "que tal foi o primeiro dia de escola?"
Um pedido de clarificação ao próprio ChatGPT revela que isto é mesmo um comportamento planeado, resultado de uma actualização, mas que os utilizadores podem optar por manter o comportamento tradicional do ChatGPT só responder a conversas iniciadas pelo utilizador.Uhhh ChatGPT apparently is starting conversations on its own now??
— AI Notkilleveryoneism Memes ⏸️ (@AISafetyMemes) September 15, 2024
User: Is it a new update?
ChatGPT: Yes, it’s part of an update that allows me to check in or follow up on things we’ve talked about, like your first day of school. I can still wait for you to start the… https://t.co/fn9honnRQg
Não deixa de ser um elemento curioso que aproxima os modelos AI dos comportamentos humanos, e poderá ser bem recebido por muitos utilizadores. Resta saber se a OpenAI saberá manter as coisas num ponto de equilíbrio saudável e que não se torne em mais um factor de chatice e frustração para os utilizadores, ao estilo das overdoses de spam, publicidade, notificações, etc. com que já têm que lidar no seu dia a dia, e às quais certamente não se quererá adicionar um assistente AI constantemente a querer intrometer-se, em modo "stalker".
Actualização: A OpenAI diz que isto era apenas um bug e que já está a tratar de o corrigir.
Nova dependência para algumas pessoas (após redes sociais, nas quais já passam horas!
ResponderEliminarVício que pode ser Mt grave: Vejam menu definições do telemóvel acerca da dita App, pressionando o ícone da mesma)