A Google está a melhorar os seus resultados de pesquisa, permitindo agora ligações directas ao Internet Archive para fornecer contexto sobre páginas web. Esta nova funcionalidade permitirá aos utilizadores aceder a versões antigas de sites através da Wayback Machine do Internet Archive, oferecendo uma visão mais completa de como o conteúdo evoluiu ao longo do tempo, assim como visitar páginas que entretanto ficaram indisponíveis.
Anteriormente, o Google Search permitia a visualização de versões em cache das páginas, mas essa funcionalidade foi removida no início deste ano. Agora, com esta parceria com o Internet Archive, a Google reintroduz a possibilidade de ver o registo histórico das páginas web.
A Google explica que estas ligações estarão disponíveis através da função "Sobre esta página", acessível ao clicar no menu de três pontos ao lado de cada resultado de pesquisa. Esta integração visa tornar o arquivamento da web mais acessível e útil para aqueles que procuram explorar a história da informação online.We know many people, including those in the research community, value seeing previous versions of webpages when available. That’s why beginning today, we're adding links to the Internet Archive's Wayback Machine to our "About this result" panel, to give people quick context and… pic.twitter.com/TbpSo9ohHb
— Google SearchLiaison (@searchliaison) September 11, 2024
Sabendo-se que o universo web é bastante mais volátil do que se desejaria, com percentagem significativa de páginas antigas a desaparecerem, por encerramento dos sites, aquisições, ou meras remodelações das plataformas, isto é algo que adquire uma importância cada vez mais valiosa.
Precioso. 👍
ResponderEliminar