A missão Polaris Dawn da SpaceX fez história ao realizar o primeiro passeio espacial privado. O bilionário Jared Isaacman, que financiou a missão e já tinha voado na missão civil anterior Inspiration4, saiu da cápsula Dragon da SpaceX após a despressurização, tornando-se a primeira pessoa a realizar um passeio espacial numa missão privada.
Isaacman testou os novos fatos espaciais da SpaceX, concebidos para oferecer maior mobilidade. Com o tronco e a cabeça fora da cápsula, Isaacman comentou: "Em casa, temos muito trabalho a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito". Após concluir os testes, Isaacman regressou à cápsula, permitindo à engenheira da SpaceX, Sarah Gillis, sair e realizar mais testes.
Watch Dragon’s first spacewalk with the @PolarisProgram’s Polaris Dawn crew https://t.co/svdJRkGN7K
— SpaceX (@SpaceX) September 12, 2024
Ambos os astronautas permaneceram ligados à cápsula Dragon por cabos que forneciam oxigénio e impediam que flutuassem livremente (ao contrário dos famosos passeios espaciais de 1984 com o MMU) . Os outros membros da tripulação do Polaris Dawn, a engenheira da SpaceX Anna Menon e o piloto reformado da Força Aérea dos EUA, Scott Poteet, mantiveram-se dentro da cápsula embora estivessem igualmente expostos ao vácuo do espaço, pois a cápsula não tem câmara de descompressão.Have we ever had a first person view of an EVA like this?
— Chris Combs (iterative design enjoyer) (@DrChrisCombs) September 12, 2024
Wow we're living in the future pic.twitter.com/Tpjn7mj972
Além de fazer história com este primeiro passeio espacial extraveicular privado, a equipa do Polaris Dawn também alcançou uma órbita mais alta do que qualquer astronauta desde as missões Apollo da NASA. Tudo o que falta agora é regressarem ao solo em segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)