2024/09/28

OpenAI quer ChatGPT a $44 nos próximos anos

A OpenAI quer mais que duplicar o preço da mensalidade do ChatGPT ao longo dos próximos anos.

A OpenAI está a planear aumentar o preço de subscrição do ChatGPT para $22 por mês até ao final de 2024, com novos aumentos previstos até chegar aos $44 por mês nos próximos cinco anos. Os aumentos fazem parte da estratégia da OpenAI para atrair mais investimento e cobrir os seus custos crescentes, ficando em linha com os seus planos de mudar de um modelo sem fins lucrativos para uma empresa com fins lucrativos.

A empresa gerou $300 milhões em receitas até Agosto de 2023 e espera atingir vendas de $3,7 mil milhões até ao final do ano. No entanto, a OpenAI enfrenta uma perda projectada de $5 mil milhões devido aos elevados custos de operação, o que a obriga a manter uma procura constante por novos investidores. Segundo o relatório apresentado aos investidores, a OpenAI está a angariar fundos com base numa avaliação de $150 mil milhões e já tem assegurado $7 mil milhões em novos investimentos. Estes fundos ajudariam a apoiar o crescimento futuro, à medida que a procura por serviços de inteligência artificial continua a aumentar.

Actualmente, o ChatGPT Plus está disponível por $20 por mês. Se me parece provável que os actuais clientes suportem o potencial aumento para $22, duvido que aceitem que esse valor duplique para os $44. No mínimo, teria como efeito imediato fazer com que muitos deles ficassem predispostos a espreitar outros serviços AI concorrentes, como o Claude da Anthropic; não se podendo também ignorar que os modelos AI open-source têm evoluído a ritmo acelerado, e poderão também torna-se numa alternativa a ter em conta.

De qualquer forma, está visto qual irá ser a tendência nos próximos anos: dos serviços AI tentarem elevar o preço para o máximo que os consumidores estiverem dispostos a pagar.

1 comentário:

  1. Quem realmente usa o chatgpt com todas as suas potencialidades facilmente paga 50 euros por mês. Têm a faca e o queijo na mão

    ResponderEliminar