2024/09/03

Tesla lança ASS - Actually Smart Summon

A Tesla acaba de lançar a funcionalidade "smart summon" melhorada, que chega com alguns anos de atraso.

Depois de termos referido, há dias, que a Tesla estava há mais de meia década para cumprir com a promessa do smart summon, eis que finalmente temos novidades. A Tesla acaba de lançar o smart summon na sua versão melhorada, que adopta a não incomum nomeclatura a que Elon Musk acha piada, passando a ser designada por ASS - Actually Smart Summon (há que não esquecer que continua a ser um senhor do país onde acham divertidas as piadas com peidos - ao ponto dos próprios Tesla terem isso integrado no sistema).

A Actually Smart Summon continua sem cumprir com a promessa feita (de poder chamar o carro mesmo que este estivesse a centenas ou milhares de quilómetros), mas promete fazê-lo num raio de acção de cerca de 65 metros; deixando que o condutor chame o carro para que venha até si, ou o envie para um ponto à sua escolha. Claro que o condutor continua a ser totalmente responsável pelas acções do carro, por agora tendo que manter um dedo no ecrã do smartphone durante todo o processo, e podendo ver as imagens das câmaras do carro. No futuro, a Tesla diz que irá remover a necessidade de manter o dedo no ecrã, e aumentar o raio de acção para as deslocações.


Não menos interessante, e de utilização mais segura, o modo "dumb summon" volta a permitir que os condutores possam chegar o seu Tesla à frente ou atrás remotamente, uma funcionalidade que já tiveram no passado mas foi removida, bastante útil para colocar ou retirar o carro de garagens ou lugares apertados.

Este lançamento acaba por ser o "mínimo" que a Tesla tinha a obrigação de fazer, considerando todo o tempo de atraso em relação à promessa feita, e também tendo em conta que, supostamente, irá apresentar os seus táxis 100% autónomos já no próximo mês - a funcionalidade autónoma que, apesar de vender aos clientes há anos, continua sem concretizar.

1 comentário:

  1. A dada altura tinha uma expectativa gigante com a tesla.. Hoje já estou mais desiludido. São muitas promessas não cumpridas para poder confiar na marca.

    Acho que existem melhores no mercado atualmente

    ResponderEliminar