2024/10/02

Microsoft Copilot com leitura do ecrã e voz

A Microsoft anunciou melhorias para Copilot AI no Windows, que agora passa poder ver e analisar o ecrã, pensar de forma mais complexa, e também conta com interacção por voz melhorada.

Uma das principais novidades é o Copilot Vision, que permite ao assistente AI analisar o que está no ecrã e responder a perguntas sobre o conteúdo. O Copilot pode identificar texto e imagens em páginas web visualizadas no Microsoft Edge, ajudando em todo o tipo de tarefas. Para tentar evitar acusações, a Microsoft desde já refere as preocupações com a privacidade, afirmando que o Copilot Vision elimina todos os dados processados imediatamente após a utilização, sem armazenamento ou recolha de dados para treino de modelos AI.
Outra nova funcionalidade, Think Deeper, melhora as capacidades de raciocínio do Copilot. Esta função permite que o AI resolva questões mais complexas, gerando soluções passo a passo, como muitas vezes era conseguido através de pedidos específicos nesse sentido - também tirando partido das melhorias que a OpenAI tem feito nos seus modelos GPT. Mas, numa primeira fase, esta funcionalidade só ficará disponível nalgumas regiões.


Por fim, o Copilot Voice introduz a interacção por voz, permitindo aos utilizadores falar com o Copilot e ouvir as respostas em voz alta. Esta função inclui várias vozes e pode detectar o tom da conversa, ajustando as respostas conforme necessário. Disponível em inglês para regiões como os EUA, Reino Unido e Canadá, o Copilot Voice oferece uma experiência de AI mais natural para os utilizadores de Windows.

Como seria de esperar, muitas destas funcionalidades não estarão disponíveis para utilizadores da UE, enquanto a MS avalia se as mesmas cumprem com todos os requisitos europeus para as tecnologias AI e de privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)