2024/10/02

Microsoft lança Windows 11 24H2

A Microsoft está a lançar a maior actualização do Windows 11 de 2024, conhecida como versão 24H2, com várias melhorias para o seu sistema operativo.

Esta actualização inclui melhorias no menu Iniciar, no Explorador de Ficheiros e nas Definições, com o objetivo de tornar a experiência do utilizador mais fluída e acessível. Uma das mudanças mais visíveis é a um novo painel lateral no menu Iniciar para os utilizadores do software Phone Link da Microsoft. Este novo painel mostra notificações do telemóvel, o estado da bateria e oferece acesso rápido a chamadas, mensagens e fotos. Para quem tem monitores HDR, há agora suporte para fundos HDR, e é possível alternar facilmente os perfis de cor do monitor directamente nas Definições.
O Explorador de Ficheiros também recebeu uma actualização, com etiquetas adicionadas a funções comuns como copiar, colar e renomear, tornando-as mais fáceis de usar. Além disso, os utilizadores agora podem criar ficheiros 7z e TAR directamente, sem necessidade de utilitários adicionais, e a secção inicial foi redesenhada para organizar os ficheiros recentes, favoritos e partilhados de forma mais intuitiva com visualização em tabs. As Definições Rápidas também foram melhoradas, permitindo funcionalidade de arrastar e largar, e uma bandeja do sistema simplificada.
A actualização também adiciona suporte para WiFi 7, áudio Bluetooth LE, USB4 de 80 Gbps, e melhor desempenho para os mais recentes processadores desktop da AMD. A Microsoft está a fazer a actualização de forma faseada (que bem necessária é, tendo em conta o histórico dos problemas nas actualizações), garantindo que cada dispositivo esteja totalmente preparado antes de receber a actualização. Para os programadores, a actualização traz o comando "sudo" dos sistemas baseados em Unix, permitindo a execução de ferramentas com privilégios de administrador directamente a partir de sessões de consola comuns.

Esta versão também dita o abandono dos sistemas com CPUs mais antigos, tal com tinha sido referido no início do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)