2024/10/02

Notícias do dia

Microsoft lança Windows 11 24H2 que diz adeus aos PCs mais antigos; Microsoft Copilot ganha capacidade de leitura do ecrã e voz; Google pode adiantar o Android 16 para a primeira metade de 2025; a Samsung está a considerar não lançar um Galaxy S26 "pequeno" em 2026; e actualização KB5043145 do Windows 11 causa reboots e ecrãs azuis.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Emulador Nintendo Switch Ryujinx removido do GitHub

A Nintendo volta a mostrar o seu desagrado com todos os projectos de emuladores, desta vez levando à remoção do popular emulador de Nintendo Switch Ryujinx do GitHub.

O developer do projecto referiu apenas que foi contactado pela Nintendo com um acordo para cessar toda a actividade relacionada com o projecto, e facilmente se pode entender que, por muita boa vontade e boas intenções que se tenha, ninguém se quer ver envolvido numa batalha legal com uma empresa bilionária.

Este é apenas mais um episódio na longa lista de encerramentos de emuladores de sistemas Nintendo, embora alguns dos projectos continuem a resistir - apesar das dificuldades em escaparem às ofensivas da Nintendo.


MS lança Office 2024 sem subscrição

Demorou, mas a MS reconhece que há utilizadores que não estão interessados no Office 365 com subscrição, e lança um novo Office 2024 "avulso" com compra única; que vem dar continuidade ao último Office 2021.

Esta versão conta com muitas das melhorias e alterações que o pacote Office foi recebendo nos últimos anos. Para evitar azares, o Word 2024 vem com novo sistema anti-crash que promete conseguir recuperar os documentos e sessões quer em caso de crash app ou do próprio sistema. O Office 2024 fica disponível em versões Office Home 2024 (Word, Excel, PowerPoint, and OneNote) por $149.99 e Office Home and Business 2024 (também com Outlook e licença para uso em ambiente comercial) por $249.99.

iPhone SE de 2025 perde home button

Parece estar praticamente assegurado que a próxima geração do iPhone SE, esperada para o início de 2025, irá marcar o adeus à era Touch ID com o característico home button frontal nos iPhones.

Todas as indicações referem que a Apple irá adoptar o design com ecrã full screen para o novo iPhone SE, fazendo com que o Face ID passe a ser o sistema de autenticação usado em todos os iPhones comercializados. Apesar de ser mais prático na maioria das vezes, há situações em que o Touch ID poderia ser conveniente, e há quem não resista a pedir à Apple que considere voltar a adoptá-lo, usando o novo botão "touch" usado para a câmara nos novos iPhone 16 Pro.


Xiaomi entrega 10 mil SU7 em Setembro

A Xiaomi continua a manter os objectivos para o seu primeiro automóvel, o SU7, anunciando que em Setembro voltou a superar as 10 mil unidades entregues aos clientes - mantendo o volume pelo quarto mês consecutivo.

Inicialmente a marca tinha a ambição de entragar 100 mil automóveis em 2024, que posteriormente reviu para as 120 mil unidades. Para Outubro a meta é significativamente mais ambiciosa, já espera conseguir entregar 20 mil automóveis, o dobro do que tem feito até agora. Enquanto isso, a marca também se prepara para expandir a gama de ofertas, com um modelo estilo SUV para competir com o Model Y da Tesla.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora sistemas de som stereo existam desde 1881 como curiosidades, só na década de 1930 surgiu na sua variante moderna, patenteado pelo engenheiro britânico Alan Blumlein da EMI, depois de ter ficado frustrado pela experiência de som monofónico nos cinemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)