Mantendo a tradição das actualizações problemáticas, o mais recente Windows 11 24H2 pode causar os odiados erros de ecrã azul (BSOD - Blue Screen of Death) em PCs com certos modelos de SSDs.
Vários utilizadores com SSDs da Western Digital têm reportado crashes frequentes com ecrãs azuis (BSOD) após actualizarem para o Windows 11 24H2. O problema, relatado em fóruns da comunidade desde o início de Outubro, parece ser causado por uma má configuração do Host Memory Buffer (HMB), que gera instabilidade no sistema.
Os modelos mais afectados são o WD Blue SN580 e o WD Black SN770, ambos utilizando HMB para recorrer à RAM do sistema como cache adicional, geralmente cerca de 64 MB. No entanto, a actualização do Windows 11 24H2 aumentou esse valor até aos 200 MB, o que se pensa estar na origem destes crashes. Embora o problema afecte principalmente estes modelos, outros SSDs NVMe que usem HMB podem também estar em risco.
Por agora a solução tem sido editar o registry do Windows para limitar a memória do HMB a 64 MB, ou desactivá-lo completamente (mas neste caso, com o consequente impacto negativo a nível de desempenho). Para tal, é necessário alterar a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorPort" no registo, ajustando o HMB para 64 MB ou desligando-o através da chave "HmbAllocationPolicy" (valor 0 desactiva-o, valor 2 define o valor habitual de 64 MB).
É importante referir que este problema está relacionado com software, e não com o hardware dos SSDs afectados, esperando-se que seja resolvido através de uma actualização.
Actualização: A WD já disponibilizou uma actualização de firmware para evitar este bug nos seus SSDs no Windows 11 24H2.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)