Woo baixa velocidade e usa "velocidade máxima" imaginária; partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps; Gemini AI ganha memória persistente; Renault 4 E-Tech estreia logo iluminado; iPhone SE 4 em Março com modem 5G da Apple; e Microsoft prepara recuperação remota para PCs Windows 11 encravados.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.
Comunicação satélite nos iPhones faz 2 anos e continua gratuita
A Apple estreou o serviço de comunicação via satélites em Novembro de 2022 com o lançamento dos iPhone 14 e, passados dois anos, continua sem dar qualquer indicação de quando o serviço deixará de ser oferecido e passará a ser pago.Uma aparente falta de decisão que pode ser explicada pela eventualidade da Apple não querer enfrentar uma notícia do estilo "utilizador de iPhone morre perdido em montanha por não ter pago o serviço de satélite que lhe permitiria pedir ajuda" - provavelmente seguido por um tweet de Elon Musk a relembrar que vai fornecer o serviço Starlink direct-to-cell gratuito para comunicações de emergência. Talvez por isso a Apple esteja a preparar-se para ter maior controlo sobre esse serviço, tendo investido $1.5B na Globalstar, a empresa que disponibiliza o serviço de satélite para os iPhones.
Google ajusta ranking "parasita" de sites populares
A Google está finalmente a tratar do cenário indesejado em que sites populares têm peso excessivo nos resultados, até para conteúdos que não têm "nada a ver" com a sua temática ou actividade.Não era incomum fazer-se uma pesquisa e, em vez de ser ir parar a uma página do produto / serviço / empresa, ou uma publicação original sobre o assunto, em vez disso se tivesse uma dezena de resultados iniciais "desviados" por sites de grandes dimensões que tivessem criado páginas sobre esse assunto ou produto, ou até "mini-lojas"; isto porque a Google dava melhor pontuação a essas páginas por fazerem parte de um site com boa reputação. Agora, a Google diz que isso irá deixar de acontecer, deixando de dar tanto destaque a coisas que, mesmo sendo (re)publicadas por sites populares, não façam parte do seu conteúdo típico.
Actualização: Alguns sites já começaram a fazer alterações para tentar escapar à penalização da Google.
Instagram sofre invasão de vídeos deepfake
O Instagram está a sofrer com a "industrialização" dos deepfakes, que vão sendo cada vez mais fáceis de criar.Existem milhares de contas que têm aumentado o uso de vídeos deepfake, pegando em vídeos já existentes e aplicando-lhes um rosto gerado por AI para que passem por "novo conteúdo", frequentemente na área dos vídeos "para adultos" - naquilo que já começa a dar um novo significado à "chulice digital". Se por agora os criadores originais ainda têm motivos para se queixar, também já é previsível que, daqui por mais algum tempo, seja possível recriar esse tipo de vídeos inteiramente de raiz com tecnologia AI.
Vai ser interessante se / quando se chegar a uma altura em que a maioria das pessoas até passa a preferir vídeos "AI" do que vídeos com pessoas reais...
Xbox Cloud com jogos dos utilizadores
Depois do acesso via cloud aos jogos Game Pass, a Xbox começou a permitir o acesso cloud a jogos comprados pelos jogadores que não fazem parte do catálogo Game Pass.Com o Xbox Cloud Gaming os jogadores podem ter acesso aos jogos em praticamente qualquer dispositivo, consola, PC, smartphones, tablets, Smart TVs, sem que sequer necessitem de ter o jogo instalado no seu PC ou consola; sendo uma opção extremamente interessante para quem poupar centenas de GB nas instalações de jogos que pode apenas querer jogar ocasionalmente.
O serviço arranca com 50 jogos, incluindo títulos como: Cyberpunk 2077, Dying Light 2 Stay Human, Metro Exodus, Stray, Star Wars Outlaws, e muitos outros.
Curtas do dia
- Android prepara queixas de telefonemas de burla e spam
- Estações de TV "despedem" repórteres virtuais AI
- WhatsApp vai dar opção para não receber spam - e já chega tarde
- SpaceX obtém autorização para até 25 lançamentos Starship por ano - passa de 5 para 25
Resumo da madrugada
- Poco X6 Pro 5G a €304
- Gemini AI ganha memória persistente
- Renault 4 E-Tech estreia logo iluminado
- Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €65
- iPhone SE 4 em Março com modem 5G da Apple
- Facebook Messenger com chamadas HD e fundos AI
- Woo baixa velocidade e usa "velocidade máxima" imaginária
- Transferência de iPhone para Android melhorada com Android Switch
- Microsoft prepara recuperação remota para PCs Windows 11 encravados
- Partilha do Google Photos deixa de incluir screenshots e imagens de outras apps
Curiosidade do dia: A gasolina, ainda tão popular nos automóveis actuais, começou por ser um produto que se considerava "sem interesse" resultante da refinação do petróleo em querosene
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)