2024/11/13

Spotify Car Thing ganha nova vida com software open-source

O Car Thing da Spotify - o pequeno dispositivo criado para ser uma interface dedicada ao Spotify que foi abandonado pelo serviço - está a ser reaproveitado graças à comunidade open-source.

Lançado originalmente como um controlador de música para carros sem Apple CarPlay ou Android Auto, o Car Thing teve vida curta. Após meio ano no mercado, a Spotify descontinuou o dispositivo, citando falta de procura e problemas na cadeia de produção. A empresa recentemente confirmou que irá desactivar o dispositivo em Dezembro de 2024.

Apesar de não ter havido qualquer sinal do Spotify no sentido de permitir, ou até incentivar, a sua reutilização por parte da comunidade de fãs, os entusiastas não ficaram parados e encararam isso como desafio. O Youtuber "Dammit Jeff" assumiu a iniciativa de desbloquear e adaptar o Car Thing com software alternativo. Os ajustes feitos por Jeff transformam o Car Thing num dispositivo de secretária, aproveitando o seu controlador rotativo e botões programáveis, que podem ser personalizados para várias funções além do Spotify.


Embora o Car Thing não tenha o hardware mais potente - usa um processador Amlogic S905D2, 4 GB de armazenamento e 512 MB de RAM - os utilizadores podem instalar firmware alternativo através de USB. Destacam-se projetos como o DeskThing, uma interface Spotify para secretária com funcionalidades adicionais como uma app de meteorologia; GlanceThing, uma ferramenta de controlo multimedia com atalhos para lançar aplicações; e Nocturne, uma experiência redesenhada do Spotify, ainda em fase beta.

Por agora, estas modificações focam-se em transformar o Car Thing num acessório útil para ser usado na secretária, ligado a um PC. A Spotify não disponibilizou a informação necessária para facilitar o uso do Car Thing sincronizado com smartphones, o que complica significativamente o seu uso em modo "mobile" num automóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)