Apesar das críticas de Elon Musk à FAA que a acusam de estar a abrandar a SpaceX, a entidade reguladora autorizou o aumento significativo do número de lançamentos Starship de 5 para 25 por ano.
A SpaceX recebeu uma excelente notícia da FAA após o sexto lançamento de teste Starship. Um relatório preliminar de avaliação ambiental indica que a FAA permitirá que a empresa aumente o número de lançamentos no Texas de 5 para 25. O documento também aprova planos para versões maiores e mais potentes do Starship e Super Heavy.
Segundo o relatório, a SpaceX cumpriu os requisitos ambientais definidos na revisão de 2022, incluindo medidas para reduzir impactos na qualidade do ar, ruído, fauna, e utilização de água. No entanto, este salto nas operações terá impactos que terão que ser considerados, como o aumento do tráfego de camiões para entregar recursos como oxigénio líquido e metano, que poderá quadruplicar para quase 24.000 viagens anuais. Para tentar minimizar isso, a SpaceX planeia melhorar as suas infraestruturas, e instalar um sistema de abastecimento de água para reduzir a dependência de camiões.
A empresa já optimizou operações ao transferir os processo de preparativos dos lançamento para um local de testes próximo, reduzindo o tempo de encerramento de estradas perto da Boca Chica Beach. Agora, estima-se que cada campanha de lançamento exija menos de 20 horas de restrições. Estes ajustes estão alinhados com o objectivo da SpaceX de realizar 25 lançamentos em 2025 e avançar para o modelo "Starship 3" que terá o dobro da potência do modelo actual.
Embora a FAA ainda precise emitir licenças para voos individuais, esta aprovação marca um passo importante para o futuro da empresa no Texas. Apesar de especulações sobre influência política, o documento reflecte o cumprimento de regulamentos federais existentes, indicando que a SpaceX já estava no caminho para aprovação antes das eleições presidenciais e do regresso de Donald Trump à Casa Branca, e desta vez com Elon Musk em posição de destaque.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)