2025/01/04

Apple Intelligence já ocupa 7 GB nos iPhones

O espaço ocupado pelas funcionalidades Apple Intelligence já quase duplicou face aos 4 GB iniciais, agora ocupando 7 GB nos iPhones e iPads.

Embora na UE os utilizadores continem sem acesso às funcionalidades AI Apple Intelligence que a Apple tem vindo a lançar gradualmente desde o lançamento dos iPhone 16 - prevendo-se que só em Abril / Maio sejam disponibilizadas na Europa - uma coisa para o qual os utilizadores de iPhones se podem ir preparando é para o espaço extra que será necessário ter reservado para estas funcionalidades.

O Apple Intelligence foi estrado no iOS 18.1, e inicialmente necesstiva de 4 GB de espaço no sistema. Com a chegada do iOS 18.3 o espaço já cresceu para os 7 GB graças ao aumento de funcionalidades AI como o Genmoji, a integração do ChatGPT com a Siri, Image Playground e Visual Intelligence. O Apple Intelligence processa a muitas das tarefas directamente no dispositivo, necessitando de modelos AIA cada vez mais complexos e que ocupam mais espaço. Com a chegada da nova geração da Siri, aguardada para os próximos meses, não será surpresa se virmos este requisito de espaço crescer para os 10 GB ou mais.

Se isto não será problemático para quem costuma ter centenas de GB livres no seu iPhone ou iPad, poderá tornar-se problemático para quem tem poucos gigabytes livres e necesita de fazer uma gestão cuidada e continuada do espaço livre. O lado positivo é que, tal como as funcionalidades AI já ajudaram a aumentar os patamares base de memória RAM (todos os iPhone 16 vêm com 8 GB de memória RAM como base, os Macs passaram para 16 GB de RAM), pode ser que graças a isto a Apple passe a adoptar os 256 GB como capacidade base nos iPhones, abandonando os 128 GB que ainda insiste em manter no patamar base.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)