2025/01/23

Plex aposta na parte social

O Plex, o serviço de streaming que começou como hub para os conteúdos de cada utilizador, está a reforçar a parte social com perfis públicos e críticas de utilizadores.

Originalmente focado na organização e streaming das colecções dos utilizadores, o Plex cresceu para uma plataforma de descoberta e partilha de conteúdos, incluindo TV e filmes gratuitos com anúncios. Agora, dá novo passo no sentido de se tornar mais social: os utilizadores podem partilhar os seus perfis publicamente, fazer críticas de séries e filmes, e interagir com outros através de comentários.

Não se pode dizer que é algo inesperado, uma vez que o serviço já tinha dado passos nesses sentido. Em 2023 lançou o bem intencionado "Discover Together", que mostrava o que os amigos estavam a ver, mas que acabou por ter efeitos controversos ao revelar que algumas pessoas podiam estar a ver filmes que prefeririam não revelar publicamente.

A nova funcionalidade de perfis públicos permite aos utilizadores partilhar um URL directamente para o seu perfil. Os visitantes de um perfil podem ver o que o utilizador tem estado a ver, a sua lista de desejos, e mais. O Plex sublinha que estas alterações não substituem as definições de privacidade existentes, garantindo que os utilizadores mantêm controlo sobre os seus dados - incluindo a capacidade de se manterem totalmente "privados".
Além dos perfis públicos, o Plex está a lançar definições personalizáveis para a visibilidade das críticas. Os utilizadores podem escolher quem vê as suas classificações e críticas, se ficam públicas, visíveis apenas para utilizadores com sessão iniciada no Plex, restritas a amigos ou amigos de amigos, ou mantidas totalmente privadas. Estas funcionalidades tornam o Plex num potencial concorrente de plataformas sociais dedicadas a entusiastas de TV e cinema, como o Letterboxd e o TV Time.

Paralelamente a isto, o Plex está a também a testar um interface renovado, começando pela versão para Apple TV. O novo interface promete uma navegação melhorada, mais possibiliades de personalização, acesso facilitado a funcionalidades, e uma experiência visualmente mais agradável. Para os subscritores do Plex Pass, a plataforma está também a disponibilizar a codificação HEVC por hardware, que melhora a qualidade de vídeo e reduz o uso de dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)