O daedalOS de Dustin Brett permite-nos ter um autêntico sistema operativo a correr numa janela do browser.
Criado por um único programador, Dustin Brett, o daedalOS é um incrível projecto open-source que recria um sistema operativo com interface gráfico, inteiramente funcional, dentro do browser.
Para além do arranque instantâneo, e de correr totalmente de forma local sem dependências na cloud, os utilizadores podem desfrutar de um gestor de ficheiros (mais capaz que o do próprio Windows, suportando icons e GIFs animados) com drag-and-drop para fora do browser, um browser interno, editor de imagem, visualizador de PDFs, WinAmp, inúmeros jogos (incluindo o Quake), e até o Stable Diffusion para geração de imagens AI, entre muitas outras coisas.
O que posso achar mais caricato é que, mesmo tratando-se de um sistema operativo a correr no browser, acabe por ser de interacção mais rápida e instantânea do que o Windows a correr nativamente, e até suportando coisas como wallpapers animados - coisa que a MS desistiu de usar no Windows 11.
2025/01/05
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
o que nos faz pensar, o que é que o windows anda a fazer por de trás dos nossos olhos.
ResponderEliminarSimples, para, entre outras coisas, poder correr estes projectos e outros. Tal como o Linux.
ResponderEliminarNeste caso, não se trata de um sistema operativo, mas antes de uma interface com características semelhantes às do Windows 11, mas que, para todos os efeitos, não é um sistema operativo.
ResponderEliminarSe querem mesmo procurar coisas excelentes neste âmbito, estudem um pouco sobre o Haiku OS.