2025/01/05

Eclipsa Audio da Samsung e Google faz frente ao Dolby Atmos

A Samsung e Google anunciaram o novo formato Eclipsa Audio para som 3D, para dispensar a necessidade do Dolby Atmos.

Tal como já tinha feito com o HDR10 e HDR10+ para escapar ao pagamento de licenças pelo Dolby Vision, a Samsung e a Google fazem o mesmo na área do com o Eclipsa Audio que replica as capacidades do Dolby Atmos e será estreado em televisores e soundbars da Samsung em 2025.

O Eclipsa Audio oferece funcionalidade semelhante ao Dolby Atmos a nível de posicionamento espacial do som, com a novidade de incorporar posicionamento de som no eixo vertical. Isto permite criar uma experiência imersiva, onde os sons parecem vir de cima ou de baixo. O Eclipsa destaca-se por ser o primeiro formato open-source a integrar esta funcionalidade, abrindo novas possibilidades para criadores.
s económicos. A tecnologia será apresentada oficialmente no CES 2025, em Las Vegas.
Inicialmente conhecido como IAMF (Immersive Audio Model and Formats), o Eclipsa está em desenvolvimento desde 2023, mas não cumpriu o objectivo inicial de ter lançamento em 2024. Com este formato, Samsung e Google poderão evitar os custos de licenciamento do Dolby Atmos, mas muitos duvidam que essa poupança se faça sentir nos preços finais dos produtos para os consumidores.

É esperado que a Samsung e a Google façam extensas sessões de demonstração durante o CES 2025, para promover o Eclipsa como o formato áudio 3D de referência para este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)