O problema das fichas 12VHPWR derretidas está de regresso, agora com a RTX 5090 Founders Edition.
Vários utilizadores da mais recente geração de placas gráficas RTX 5090 estão a reportar fichas queimadas e derretidas, tal como aconteceu com a RTX 4090 há dois anos. Na altura, a Nvidia culpou os utilizadores por não encaixarem correctamente as fichas, enquanto o grupo PCI-SIG responsabilizou a Nvidia pelo design problemático.
Um utilizador do Reddit que trocou a sua RTX 4090 por uma RTX 5090 notou um cheiro a queimado enquanto jogava Battlefield 5. Ao desligar o PC, descobriu que o cabo estava derretido tanto na fonte de alimentação como na placa gráfica. Um YouTuber espanhol relatou o mesmo problema, mesmo utilizando um cabo oficial da fonte de alimentação.
A Nvidia introduziu o 12VHPWR com a série RTX 40xx que gastava até até 450W, enquanto a nova RTX 5090 atinge os 575W, aproximando-se do limite máximo de 600W especificado para estes cabos e fichas. Para resolver os problemas anteriores, o PCI-SIG atualizou o design para 12V-2x6, com pinos de detecção mais curtos e terminais condutores mais longos para maior segurança. No entanto, a Nvidia ainda permite o uso de cabos antigos 12VHPWR, aumentando o risco de más ligações.
Curiosamente, a AMD optou por ignorar completamente o padrão 12VHPWR, mantendo conectores PCIe de 8 pinos para as suas novas Radeon RX 9070-series. Em 2022, o diretor de marketing gaming da AMD até insinuou que os conectores da Nvidia eram um risco de incêndio, coisa que estes relatos de fichas derretidos parece estar a comprovar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
falta saber se utilizaram um fonte de alimentação de qualidade ou não..
ResponderEliminar