Também a Tesla parece estar farta de lidar com o roubo de cabos nos postos de carregamento Supercharger, e tem estado a testar cabos anti-roubo.
Por agora isso parece estar a ser feito com o sistema DyeDefender, que adiciona um revestimento externo com tinta sob pressão, que ao ser cortado esguicha tinta para todo o lado - ao estilo dos packs de tinta usados para inutilizar notas roubadas das caixas Multibanco.
O objectivo é que qualquer comprador recuse um cabo "pintado" - o que me parece um pressuposto completamente errado, já que os ladrões podem facilmente derreter os cabos externos. A Tesla também está a começar a fazer a gravação do nome nos próprios cabos metálicos, mas também isso me parece ter efeito nulo, já que quem compra cabos de cobre roubados saberá muito bem qual é a sua proveniência, e poderá facilmente derreter o metal para apagar qualquer designação.
O problema do roubo de cabos é algo que previsivelmente irá aumentar nos próximos anos, à medida que mais e mais carros eléctricos chegam ao mercado e se vão instalando mais postos de carregamento. Recentemente falamos de como a Chargepoint também estava a criar cabos anti-roubo para os os seus postos de carregamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
epá... se houvesse carregadores em que o cliente levasse o proprio cabo.... ;-)
ResponderEliminar