2025/04/30

Cell Broadcast ajudaria nos avisos do "apagão"

Enquanto o apagão de 28 de Abril ainda vai dando que falar, relembra-se como o uso de Cell Broadcast teria sido útil para manter a população informada.

Parte da preocupação dos portugueses durante o apagão foi a falta de notícias, que praticamente se resumia às notícias da rádio (para quem ainda tivesse um rádio a pilhas, ou ouvisse rádio no seu automóvel). Os SMS chegaram tardiamente, só horas depois das coisas se começarem a regularizar, com a recuperação do serviço de telecomunicações móvel - novamente demonstrando que são totalmente inadequados para a função de mensagens de emergência.

Como o meu colega Ricardo José Saraiva volta a relembrar, este seria mais um caso em que o Cell Broadcast poderia ter sido bastante mais útil:

Se em Portugal fosse usado o Cell Broacast / Difusão Celular para Public Warning, no inicio do apagão e até durante o mesmo teria sido possível avisar e informar milhões de cidadãos em menos de 10 segundos.

O Cell Broadcast não satura a rede móvel, funciona mesmo quando as chamadas de voz, sms e dados móveis não funcionam - pois é imune à saturação da rede móvel - e uma das grandes vantagens é a possibilidade de se receber esses avisos mesmo quando se está "sem rede", apenas com a indicação de "Só chamadas de emergência".

As vantagens do uso do Cell Broadcast para Public Warning são:
  • Funciona em todas as redes 2G, 3G, 4G e 5G.
  • Nenhuma informação pessoal (como o número de telefone, identidade ou localização) é utilizada no envio de qualquer Alerta de Emergência. (RGPD OK), respeita a privacidade dos cidadãos.
  • Envio de avisos a milhões de dispositivos / cidadãos em menos de 10 segundos.
  • Possui um toque e vibração exclusivos e únicos.
  • Suporte para conversão de texto em voz em dispositivos Android.
  • 99% de todos os telemóveis utilizados hoje em dia são compatíveis com Cell Broadcast.
  • Suporta um comprimento máximo de mensagem até 1395 caracteres.
  • Suporta vários idiomas.
  • Suporta a utilização de URLs e ligações Web na mensagem de alerta.
  • O Cell Broadcast fornece precisão GPS na recepção de mensagens de vários metros. (WEA 3.0)
  • Suporta a actualização em segundos das mensagens de alerta existentes devido a alterações em situações de risco, Repetição e Priorização.
  • É capaz de alcançar todos os cidadãos incluindo os cidadãos em roaming.
  • Não é afectado pelo congestionamento da rede móvel.
  • Não é afectado pela restrição de classe de acesso e/ou restrição da classe do serviço no SIM.
  • A sua activação na rede móvel não tem qualquer influência na duração da bateria dos dispositivos móveis
  • Cartão SIM não necessário.
  • Na rede 5G suporta pictogramas.


Relembre-se que, supostamente, Portugal terá adoptado o sistema de Cell Broadcast para os alertas de emergência em 2023(!) - mas com a indicação de que o processo de transição poderia demorar até 2027 a ficar concluído. Uma demora inexplicável, quando se tem em conta que outros países Europeus efectuaram essa transição em menos de seis meses.

11 comentários:

  1. Ouvi agora o responsável da protecção civil a falar e uma das frases, quando perguntado porque é que as SMS não foram enviadas mais cedo, que as SMS não tem prioridade face ao restante tráfego. Sei que noutros países, perante emergência, recebo Cell broadcasts, o telefone começa aos berros com indicações em texto sobre o que eu fazer. Enfim, mesmo assim, só às 17h é que iniciaram o processo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou indicarem que enviam um mail para a operadora com o conteúdo da mensagem e os distritos para onde as operadoras devem enviar as mensagens, depois de recebido o email do lado da operadora contactam a ANEPC a confirmar a veracidade do email, depois de confirmado do lado da operadora começam a fazer o levantamento de todos os cartões registados nas últimas x horas.

      No caso de se enviar 10 milhões de SMS sem qualquer garantia de entrega, eu nunca as recebo em mais de 80% dos cartões SIM que possuo em casa ligados de várias operadoras incluindo internacionais, o tempo de entrega seria de aproximadamente 6 horas, são enviadas 500 SMS por segundo.

      As SMS criam saturação na rede porque partilham o mesmo meio das chamadas de voz, etc. Com uma rede saturada a única coisa que funciona para estas situações é o Cell Broadcast / Difusão Celular.

      O que verifico é demasiada incompetência pelas entidades que deveriam garantir e zelar pela segurança dos cidadãos e não fazer comunicados como se fossemos todos ignorantes.

      Eliminar
    2. Exemplo do primeiro teste a nível Nacional de Cell Broadcast / Difusão Celular na Nova Zelândia para PWS para milhões de cidadãos. Pode-se verificar o tempo que demora clicar para o envio da mensagem no CBE e a entrega da mensagem nos dispositivos.

      https://7h30qt.s.cld.pt

      Eliminar
  2. E o aviso seria entregue a todos os dispositivos em território nacional, o que incluiria cidadãos estrangeiros de visita a PT, sem estar possivelmente dependentes de uma BD.

    ResponderEliminar
  3. Não usam o Cell Broadcast como a grande maioria dos Países. As SMS não são a solução para um Public Warning eficiente e eficaz. Enviar 10 milhões de SMS levaria no mínimo 6 horas sem garantias de serem entregues aos cidadãos, além de irem criar carga numa rede já de si saturada.

    Não compreendo a resistência que existe na adopção do Cell Broadcast em Portugal quando na Grécia foi implementado em 6 meses e na Roménia por exemplo em 4 meses.

    Com o Cell Broadcast teriam entregue um aviso a todos os cidadãos em menos de 10 segundos e ainda seria possível receber esse aviso com a indicação de "Só chamadas de emergência".

    Não compreendo que estudos é que estão a ser realizados quando a roda existe há anos nos mais variados Países onde usam Cell Broadcast / Difusão Celular para avisar os cidadãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os consumidores portugueses também não sabem o que tem levado a este verdadeiro atraso inexplicável, mas atrevo-me a sugerir que há uma palavra que não sai da mente dos consumidores portugueses:
      *CARTEL*

      Eliminar
    2. Quando já se gastou mais de 2 milhões de euros em ajustes directos em contratos para o uso de SMS em Massa, claramente tem sido um negócio bastante lucrativo. Seria interessante os estudos que fazem serem tornados públicos para que se possa analisar os problemas que insistem existir com a adopção do Cell Broadcast / Difusão Celular que não existe em todos os Países que usam o Cell Broadcast / Difusão Celular há anos e os que estão nas últimas semanas a realizar testes que não são assim tão poucos.

      Na Letónia por exemplo foi implementado recentemente, ficou em 3.2 milhões de euros com 2.7 milhões de financiamento do programa FEDER.

      Eliminar
  4. Partilho a notícia da Letónia por exemplo: https://bnn-news.com/after-long-delays-cell-broadcast-alert-technology-could-soon-launch-in-latvia-267024

    ResponderEliminar
  5. Thai mobile operators will join the Department of Disaster Prevention and Mitigation (DDPM) to conduct the first in a series of tests of a new emergency alert system based on cell broadcast technology on Friday, May 2.

    Listen to the story or get the full story in the 1st comment.

    https://x.com/BangkokPostNews/status/1917429910362284429

    ResponderEliminar
  6. Test of the public alert and information system 'LU-Alert'

    On Monday 5 May 2025, the government will continue to implement its strategy for testing the public alert and information system 'LU-Alert' by conducting the monthly test of the siren network.

    In addition, the cell broadcast (CB) alert channel will be tested at around 11 a.m. throughout Luxembourg. However, the alert sent via Cell Broadcast will only be received by mobile devices on which the reception of notifications for 'LU-Alert Test', which is disabled by default, has been expressly enabled as follows:

    https://gouvernement.lu/en/actualites/toutes_actualites/communiques/2025/04-avril/30-test-systeme-alerte.html

    ResponderEliminar
  7. Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População – Difusão Celular – Cell Broadcast Portugal

    Difusão Celular – Cell Broadcast Portugal (não usado em Portugal) vs LB-SMS (actual Public Warning System usado em Portugal)

    Info: https://www.linkedin.com/pulse/sistema-nacional-de-monitorização-e-comunicação-risco-saraiva-bamxf/?trackingId=he8G38JM8u8tfjJ%2BxCHRyg%3D%3D

    ResponderEliminar