2025/05/22

OpenAI compra startup de hardware de Jony Ive

A OpenAI volta a dar que falar, anunciando a compra da startup de hardware de Jony Ive por 6.5 "biliões" (mil milhões) de dólares.

A OpenAI demonstra o seu interesse em entrar no mundo do hardware ao adquirir a "io", a startup de inteligência artificial criada por Jony Ive. O negócio, no valor de 6,5 mil milhões de dólares, é a maior aquisição da empresa até agora e mostra claramente a intenção de ir além do software. A compra deverá ser concluída no final do verão, sujeita à aprovação das autoridades reguladoras.
Cerca de 55 colaboradores da io vão juntar-se à equipa da OpenAI. As duas empresas já colaboram há dois anos, e o primeiro produto desta parceria deverá chegar em 2026. Apesar de ainda haver poucos pormenores, tudo aponta para dispositivos inteligentes orientados para o consumidor. Segundo relatos, o primeiro dispositivo será pequeno, sem ecrã, e capaz de compreender o ambiente que o rodeia. Não será um wearable nem uns óculos inteligentes, mas sim um novo tipo de assistente pessoal pensado para complementar, ou até substituir, o telemóvel e o computador portátil.


A "io" faz parte da LoveFrom, a empresa de design fundada por Jony Ive em 2019 após a sua saída da Apple. A startup foi criada em conjunto com outros antigos executivos da Apple, como Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. A experiência da equipa promete trazer um forte foco em design e simplicidade para os futuros produtos da OpenAI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)