Muitos utilizadores da Apple nos EUA estão indignados pela empresa ter enviado publicidade para um filme através da app Wallet.
Para uma empresa que tantas vezes critica a Google e insiste ser diferente no "respeito" pelos utilizadores, a Apple parece ter demonstrado que afinal não é assim tão diferente. Como parte da grande campanha de promoção do seu filme "F1" (que até tem trailer com vibração), a Apple parece ter ido longe demais ao recorrer ao envio de uma notificação da app Wallet a promover um desconto em bilhetes.
O principal motivo de irritação prende-se com o facto de a Wallet ser uma app associada a finanças pessoais, cartões bancários e bilhetes de transporte, pelo que muitos não imaginavam que a Apple a usasse para fazer publicidade indesejada. Ainda por cima tendo em conta que é o tipo de app em que é inviável desactivar completamente as notificações, uma vez que estas podem ser essenciais para alertas de pagamentos ou viagens. Junte-se a isto o facto da Apple estar a violar as suas próprias directrizes da App Store, que proíbem o uso de notificações para fins promocionais sem consentimento explícito do utilizador. A política da empresa exige que as promoções sejam opcionais e que exista uma forma clara de desactivar este tipo de mensagens.
A única atenuante é que no iOS 26 a Apple de facto adicionou uma nova opção chamada "Ofertas e Promoções" dentro da Wallet, permitindo aos utilizadores activar ou desactivar este tipo de conteúdos. No entanto, isso não invalida que a Apple tenha violado as regras (e a confiança dos utilizadores) ao enviar essa notificação para dispositivos com iOS 18, que não aceitaram esse tipo de publicidade nem têm qualquer forma de a desactivar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)