2025/06/06

Elon Musk e Donald Trump em guerra aberta

Tal como há muito era antecipado, Elon Musk e Donald Trump chegaram a um ponto de ruptura - e não têm poupado acusações mútuas.

A novela Musk-Trump entra em nova fase, que já se podia prever há bastante tempo tendo em conta as personalidades vincadas de ambos. Depois de Musk ter gasto $288M no apoio a Trump para o seu regresso à Casa Branca, e de ter ficado à frente do novo departamento DOGE que deveria ter cortado "biliões" em gastos supérfluos no Governo, as coisas dão uma volta de 180°, e agora o cenário é de guerra aberta entre Trump e Musk, que recorrem às suas vastas legiões de seguidores para lançar acusações mútuas.

O ponto de contenção é o último orçamento de estado dos EUA, que Musk diz ser um total desastre por levar o défice para níveis nunca antes vistos, e fazendo com que os custos, só com os juros, sejam mais assustadores que nunca. E daí, as coisas rapidamente descambaram. Trump diz Musk estava a par da proposta e que não disse nada contra; aproveitando para dizer que já estava a ficar farto de Musk e que o correu do Governo, por ele ter ficado "maluco" com o fim dos incentivos aos carros eléctricos (que Trump diz que ninguém quer comprar).
Musk acusou Trump de ser ingrato, e que teria perdido a eleição para presidente sem a sua ajuda.
Por sua vez, Trump disse que a melhor forma de poupar biliões de dólares era simplesmente cancelar todos os contratos com a SpaceX, algo que Musk desafia Trump a fazer, já que deixaria os EUA sem forma de enviar carga e astronautas para a ISS; dizendo até que começaria desde já a desactivar as cápsulas Dragon.
Mas, também sem surpresas, as coisas não se ficaram por aqui, com Musk a não conseguir evitar mandar grande acusação, de que Trump impediu a divulgação dos ficheiros Epstein (que tinha prometido fazer, durante a sua fase de campanha) por também lá estar metido - implicitamente acusando Trump de pedofilia.
Neste fase, será difícil antever até onde esta grande "novela" poderá chegar. Por um lado, pode ser que tudo não passe de mais uma manobra encenada, ao estilo de um pseudo programa de reality-TV, criado para ir mantendo o público interessado (e distraído de outras coisas). Por outro lado, as acusações de parte a parte parecem ser bastante agrestes, e podem ter consequências bastante sérias se forem levadas até às útimas consequências. Enquanto isso, o resto do mundo pouco ou nada pode fazer, a não ser pegar num pacote de pipocas e acompanhar o desenrolar desta "zanga entre as comadres".


Actualização: Depois de uma curta fase de tréguas, Musk e Trump entram em nova fase de guerra.

2 comentários:

  1. Ambas as personagens são uns tristes.
    O primeiro, um triste besta milionário que se acha acima da humanidade, o outro, um besta milionário que vive nos foguetões.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar