2025/07/01

Musk e Trump voltam a zangar-se

Elon Musk e Donald Trump voltam a trocar acusações nas redes sociais, desta vez com Musk a ameaçar criar um novo partido político.

Depois da guerra inicial no início de Junho, em que Musk até acusou o actual presidente dos EUA de que não divulgava o relatório do caso Epstein por também lá estar metido, seguiu-se uma fase de tréguas, em que ambos moderaram a sua linguagem e tentaram falar bem um do outro. Mas agora essa trégua parece ter terminado, com Musk a dizer que não consegue ficar calado perante a "Big Beautiful Bill" de Trump, que elevará o défice dos EUA para os 5 "triliões" de dólares.

Musk também critica que Trump esteja a terminar os subsídios para os veículos eléctricos e energias renováveis, enquanto simultaneamente mantém os subsídios às energias poluidoras - anteriormente tendo dito que não se opunha ao fim dos subsídios para as novas energias, desde que fossem igualmente acompanhadas do fim dos subsídios para as energias poluidoras. E em resultado de tudo isto, diz que caso esta proposta seja aprovada, criará um novo partido - o "America Party" - no dia seguinte, para servir de alternativa ao que chama o "uni-partido" Democratas-Republicanos, para dar voz ao povo.
Musk promete também garantir que todos os políticos que prometeram reduzir o défice, e que agora aprovarem esta lei, irão perder as próximas as eleições "nem que seja a última coisa" que ele faça.

Obviamente, Trump não ficou impávido e sereno perante esta ofensiva, e já veio acusar Musk de ser a pessoa que mais subsídios recebeu na história, de longe, e que sem esses subsídios já teria encerrado a actividade e regressado a casa (África do Sul). Trump diz que os EUA poupariam uma fortuna se não subsidiassem mais lançamentos de foguetes, satélites, e produção de carros eléctricos; e que talvez seja altura de colocar o departamento DOGE a analisar estas coisas para poupar uma fortuna.

O problema é que Musk já gastou toda a sua "credibilidade política". Afinal, gastou $300M a apoiar Trump, e já era mais que previsível que Trump fizesse aquilo que tinha prometido (de voltar a apoiar a indústria petrolífera e os carros a combustão). Como tal, embora alguns fãs e potenciais conservadores possam ficar animados com a nova retórica de criar um novo partido, para outros será apenas mais um episódio de uma novela destinada ao fracasso, em que ele apenas se preocupa com os seus próprios interesses e muda de rumo ao sabor do vento.

Desta vez, são os democratas que pegam nas pipocas para assistir ao desenrolar do espectáculo, certamente esperando que esta divisão possa levar à fragmentação dos republicanos a ponto de conseguirem regressar ao controlo dos EUA.


Actualização: Musk diz que vai avançar com a criação de um novo partido político.

3 comentários:

  1. Um deles, originalmente ordinário, perturbado, egocêntrico, sujo e nojento.
    O outro, uma triste figura embebido pela excentricidade Americana usando a fortuna à frente do carácter.

    A história cometendo os mesmos erros...

    ResponderEliminar
  2. e ja o ameaçou manda lo para áfrica do sul lol

    ResponderEliminar
  3. Dois homens extraordionários. Um a avançar o que tem que ser avançado, outro a manter os valores de que uma sociedade precisa.
    Musk tem interesses próprios e já teve atitudes lamentáveis. Lamentavelmente. Mas Trump continua a ser a luz ao fundo do tunel. Precisamos de um Trump na Europa.

    ResponderEliminar