2025/06/09

Google Chrome bate recorde de velocidade no Speedometer

A Google revelou que o Chrome atingiu novo valor recorde de velocidade no Speedometer.

O Chrome acaba de alcançar o melhor resultado de sempre no Speedometer 3, um benchmark desenvolvido em conjunto por empresas como Apple, Intel, Microsoft e Mozilla. Este benchmark avalia a rapidez e capacidade de resposta dos browsers em tarefas comuns como análise de HTML, execução de JavaScript e aplicação de CSS.

Segundo a Google, o Chrome registou uma melhoria de 10% no desempenho desde Agosto de 2024, graças a várias optimizações técnicas. As melhorias passaram por uma gestão de memória mais eficiente, reorganização de estruturas internas, e melhor aproveitamento da cache do processador; tudo isto contribuindo para uma navegação mais fluída. Num MacBook Pro com chip M4 e macOS 15, o Chrome 139 atingiu um resultado de 52.35 pontos no Speedometer 3, o mais alto de sempre neste teste.

Embora seja sempre positivo melhorar o desempenho de um browser (ou qualquer outro programa ou sistema), há que ter em conta que não será este o factor preponderante na escolha de um browser. O Chrome tem sido penalizado por decisões da Google - como ter bloqueado adblockers "totais", assim como a de outras extensões, com a justificação de que é para a "segurança dos utilizadores"; ou o recuo no fim dos cookies 3rd party - fazendo com que muitos utilizadores de longa data do Chrome estejam a mudar para outros browsers, como o Brave.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)