No mesmo dia em que os portugueses celebram o dia de Portugal (10 de Junho), e que - por coincidência ou não, a Apple disponibiliza o novo iOS 26 beta - a Google lança o seu novo Android 16 em versão final.
Embora algumas das funcionalidades só cheguem mais tarde, esta nova versão traz algumas novidades importantes, como os Live Updates, uma funcionalidade ao estilo das Live Activities do iOS, que mostra informações em tempo real directamente nas notificações - útil para acompanhar entregas, resultados desportivos, ou viagens. Há também um novo modo de Advanced Protection, que centraliza todas as definições de segurança num único menu, tornando-as mais fáceis de gerir. Outras funcionalidades, como Intrusion Logging e Inactivity Reboot, vão chegar mais tarde ao longo do ano.
Infelizmente, ainda será preciso esperar mais um pouco para a aplicação do novo design Material 3 Expressive, que aposta nas animações e efeitos físicos para tornar a interacção mais natural. Algo que deverá ser disponibilizado nos próximos meses.
A actualização para o Android 16 está disponível para os equipamentos Pixel que estejam na versão estável do Android 15 ou na versão beta pública do Android 16. Quem estiver no canal QPR1 Beta terá de sair do programa e fazer downgrade para receber a versão estável, o que implica apagar todos os dados do dispositivo (algo que se pode considerar "implícito" para utilizadores das versões beta).Android 16 has landed.🛬
— Android Developers (@AndroidDev) June 10, 2025
Experience smoother apps and powerful new features:
🔹Minor SDK releases
🔹Edge-to-edge for apps targeting API 36
🔹Enhanced camera & media capabilities
🔹Better performance & battery life
🔹Seamless large-screen app resizing for apps targeting API 36… pic.twitter.com/TD7z89vABE
A par do Android 16, a Google lança também o Feature Drop de Junho, com novidades adicionais para dispositivos Pixel e Pixel Watch.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)