Para o iOS 26 a Apple simplificou a app da câmara, escondendo a maioria das opções atrás de gestos.
Os utilizadores que experimentarem o novo iOS 26 poderão sentir-se um pouco perdidos ao usarem a app da câmara pela primeira vez. A Apple reduziu as opções ao essencial, agora com acesso directo apenas ao modo de foto e vídeo. Quem quiser aceder aos outros modos, como Cinematic, Portrait, Spatial, Panoramic, Slo-Mo, e Time Lapse, terá que o fazer através de gestos de deslizar para a esquerda e direita.
De modo idêntico, as opções para cada modo ficam escondidas atrás de um gesto de deslizar para cima (ao estilo do que já acontecia), para se aceder aos controlos de exposição, abertura, temporização, etc. Os controlos de resolução e frame rate passam para o topo do ecrã, a par dos ajustes do flash e modo nocturno, com um toque longo a dar acesso a opções adicionais.
O objectivo, segundo a Apple, é reduzir o excesso de controlos no ecrã, deixando apenas as funções mais utilizadas. Mas, já que está a apostar numa remodelação tão grande, talvez tivesse sido melhor apostar num sistema que deixasse que cada utilizador pudesse escolher os modos que mais usa (no mínimo, poderia aproveitar a oportunidade para promover mais uma funcionalidade "AI" que mantivesse os três modos mais usados pelos utilizadores com acesso directo). Pessoalmente, parece-me um erro não disponibilizar o modo "Portrait" com acesso directo a par do modo Foto e Video; mas, ainda muito poderá mudar ao longo dos próximos meses, à medida que for recebendo feedback dos utilizadores das versões beta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)