2025/06/10

iOS 26 com mais dados sobre a bateria

Com o iOS 26, chega nova secção mais detalhada sobre o consumo de bateria nos iPhones.

Se algumas das alterações do iOS 26 poderão não ser consensuais, há outras que não se podem criticar e serão apreciadas por todos os utilizadores. Nesta versão temos a remodelação das definições de bateria, com um novo painel de consumos muito mais detalhado e fácil de perceber. A Apple redesenhou esta secção para mostrar de forma clara como a utilização do iPhone afecta a autonomia, permitindo ver os maiores responsáveis pelo gasto de energia.

No topo, continua visível a percentagem actual da bateria e a hora da última carga. Se o iPhone estiver a carregar, é indicado quanto tempo falta até atingir 100%. Em vez da divisão anterior por 24 horas e 10 dias, o iOS 26 mostra agora uma média semanal de consumo. Também compara o uso actual com o padrão habitual, avisando se se está a gastar mais ou menos bateria do que o normal.
Há ainda mais detalhe no consumo por app. Agora é possível ver se uma aplicação esteve mais tempo em segundo plano, se ficou muito tempo aberta ou se enviou mais notificações do que o costume. Também se pode consultar os últimos sete dias individualmente, com uma divisão entre utilização activa e em standby, bem como os períodos em que o iPhone esteve a carregar.

A secção de Battery Health mantém-se, com dados sobre ciclos de carga e capacidade máxima. A Apple também manteve a opção de limitar o carregamento aos 80%.

A par disto há um novo modo de funcionamento, entre o modo normal de desempenho máximo e o modo Low Power. O Adaptive Power Mode promete detectar quando o iPhone está a gastar mais energia e fazer "ajustes" para poupar bateria. Fazendo-se a tradução da linguagem Apple para linguagem normal, é um limitador de potência que abranda o iPhone no caso de estar a consumir energia em excesso. Ou seja, na prática, a Apple está a pegar na funcionalidade que activava secretamente para abrandar os iPhones quando as baterias ficavam envelhecidas, e passa a activá-la de forma dinâmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)