A Google acaba de oficializar a chegada do modelo Gemini 2.5 Pro como versão estável e pronta para ser usada por programadores. Depois de meses em fase de testes, esta versão mais potente do seu modelo AI entra agora em disponibilidade geral. A grande novidade é também a chegada do Gemini 2.5 Flash-Lite, uma versão altamente eficiente e de baixo custo, ainda em fase preview.
O lançamento da linha Gemini 2.5 marcou um salto competitivo para a Google no mundo da inteligência artificial, com melhorias claras face às versões anteriores. O modelo 2.5 Flash já tinha sido lançado oficialmente durante o evento I/O, mas o Pro ficou para mais tarde. Agora, a versão 06-05 do Gemini 2.5 Pro está pronta para uso global, corrigindo falhas identificadas na versão anterior.
Para as tarefas mais sensíveis ao custo, o novo Flash-Lite surge como uma solução económica para cargas de trabalho de grande volume. Segundo a Google, este modelo custa um terço do preço do Flash normal para texto, imagem e vídeo, e apenas um sexto no custo de tokens de saída. Por ser menos potente, é pouco provável que chegue à aplicação Gemini para utilizadores comuns, devendo ficar reservado para aplicações especiais.Here’s what’s new for Gemini 2.5 🧵
— Google (@Google) June 17, 2025
2.5 Flash and 2.5 Pro are now stable and generally available in AI Studio, Vertex AI and the @GeminiApp, with your feedback incorporated. pic.twitter.com/8RBQgNTlld
Tanto o Flash como o Flash-Lite estão também a ser usados nos resumos de pesquisa com AI e no modo AI do motor de busca da Google, sendo escolhidos conforme a complexidade da pergunta. Os modelos estão acessíveis a programadores no Google AI Studio e no Vertex AI. Na app Gemini, os utilizadores gratuitos continuam com acesso limitado ao Pro, enquanto os subscritores Pro e Ultra têm acesso expandido ao modelo mais avançado da Google.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)