O Threads da Meta dá mais um pequeno passo no sentido da integração com o fediverse.
A Meta continua a apostar na descentralização das redes sociais ao expandir as integrações da app Threads com o chamado fediverse - o universo de plataformas sociais interligadas que usam o protocolo aberto ActivityPub, dos quais o Mastodon se tornou uma das mais populares. A partir de agora, os utilizadores que optarem por partilhar no fediverse poderão ver publicações de outras redes federadas numa nova secção da app, bem como procurar perfis dessas plataformas directamente no Threads.
Estas publicações aparecem numa feed separada dentro do separador "Seguindo", onde os utilizadores podem aceder aos conteúdos de apps como Mastodon, BookWyrm e WriteFreely. Por enquanto, ainda não é possível responder directamente a estas publicações na app, mas os utilizadores podem visualizar respostas de fediverse a posts seus, noutra secção da app.
Com mais de 350 milhões de utilizadores mensais, o Threads torna-se assim a maior app a funcionar com o protocolo ActivityPub, superando até as plataformas nativas como o Mastodon. Esta integração aproxima a app da experiência federada, permitindo ligações com utilizadores fora do ecossistema Threads, incluindo o WordPress e utilizadores do Flipboard.
Apesar de ainda não haver uma data para a integração total nem para a funcionalidade de portabilidade de conta - que se torna essencial numa rede verdadeiramente descentralizada - a Meta afirma que o Threads já interagiu com mais de 75% dos servidores do fediverse desde que activou esta funcionalidade em 2023. Resta saber se, a longo prazo, esta capacidade será suficiente para ir fazendo crescer o Threads como alternativa ao X, que ainda é a referência neste tipo de plataformas.
2025/06/18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)