De forma algo inesperada, a Honda efectuou com sucesso o lançamento e aterragem de um foguete reutilizável - ao estilo da SpaceX.
Embora não seja uma empresa que o público associe ao espaço, a Honda tem estado interessada no sector aeroespacial há décadas, e agora começa finalmente a mostrar os resultados disso. O teste decorreu no Japão, onde o foguete experimental atingiu os 271 metros de altitude e permaneceu no ar durante quase um minuto antes de aterrar com precisão a poucos centímetros do alvo.
O foguetão tem cerca de 6.4 metros de altura e mais de 1.270 kg de peso. O teste serviu para validar a capacidade de descolagem e aterragem vertical com pernas retrácteis, algo essencial para a reutilização futura.
O objectivo a médio prazo é realizar voos suborbitais até 2029, o que implica atingir mais de 100 km de altitude. No entanto, para colocar satélites em órbita, será necessário ir mais além. Tendo em conta o domínio que a SpaceX tem tido neste sector, acaba por se tornar inevitável que qualquer nação que deseje manter o acesso ao espaço de forma económica tenha que apostar nos foguetes reutilizáveis.
2025/06/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















É curioso o tamanho deste foguete, é cerca de aproximadamente 10x mais pequeno que um Falcon 9 da SpaceX, e menos de metade da Blue Origin New Shepard. Presumo que é apenas um protótipo com tamanho reduzido?
ResponderEliminarSim, é apenas de teste para validar os sistemas utilizados.
Eliminar