A pesquisa via assistentes AI parece estar para ficar, e até o Firefox se prepara para essa transição usando o Perplexity.
A Mozilla deu os primeiros passos na integração de inteligência artificial no Firefox, ao testar o Perplexity AI como motor de pesquisa no browser. A novidade permite que alguns utilizadores seleccionem o Perplexity directamente a partir da barra de endereços do browser, sem precisar de defini-lo como motor de busca principal.
A funcionalidade está actualmente em fase experimental e limitada a alguns países (Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha). No entanto, qualquer pessoa pode activar manualmente a Perplexity no Firefox com um pequeno truque: basta visitar o site da Perplexity, escrever uma pesquisa na barra de endereços e escolher a opção "Search with Perplexity" no menu que surge. Após algumas pesquisas, o Firefox deverá sugerir adicionar o Perplexity como motor de pesquisa, adicionando também o atalho @perplexity para pesquisas rápidas.
Segundo a Mozilla, o objectivo é avaliar a aceitação dos motores de pesquisa baseados em AI entre os utilizadores do Firefox. O Perplexity AI promete respostas mais conversacionais e directas, posicionando-se como uma alternativa moderna aos motores tradicionais e a funcionalidades como o Google AI Overviews.
Nesta altura parece ser inevitável que os modelos AI se venham a tornar na forma preferencial de pesquisa, mas ainda há muitas questões que será preciso abordar: desde a redução nas visitas nos sites de destino, às fontes utilizadas, para evitar situações - como as que já ocorreram - dos sistemas AI darem respostas absurdas por terem ido buscar informações a publicações satíricas ou a notícias a criticar essas respostas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)