Teremos que aguardar mais um pouco para ver a Starship a voar novamente, desta vez tendo explodido durante um teste no solo.
A SpaceX sofreu mais um revés com o seu projecto Starship. O veículo explodiu antes do início dos disparos dos motores durante os preparativos para um teste estático do protótipo Ship 36 no centro de testes no Texas. A empresa confirmou a ocorrência de uma "anomalia significativa" e garantiu que todos os trabalhadores estavam em segurança e que não existem riscos para a população da zona envolvente de Starbase.
O incidente ocorreu cerca de 30 minutos após o início do carregamento de combustível, mas antes do teste propriamente dito, em que os motores são activados com o foguete ainda preso à estrutura de lançamento. As chamas no local continuaram visíveis durante horas, com transmissões em directo. As causas da explosão e o nível de danos ainda não foram revelados.
Este é apenas mais acidente na folha de desenvolvimento da Starship: os testes de voo sete, oito e nove da Starship também terminaram em explosões. Este teste seria o décimo da série, usando ainda o design V2 da nave. Entretanto, a SpaceX prepara já uma versão V3 com ambição de lançamentos semanais dentro de um ano.
Embora seja sempre preocupante ver este tipo de falhas, a SpaceX tem tido a tradição de usar um processo de desenvolvimento que acolhe estas falhas como forma de aprendizagem; pelo que, ao estilo do que aconteceu com os Falcon 9, estas explosões apenas dão que falar até ao momento em que os problemas forem resolvidos e os voos se tornarem tão rotineiros que já nem são notícia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)