A Meta tentou usar uma prática habitual para se posicionar na liderança das tecnologias AI: comprar algumas das startups mais promissoras no sector, como a Perplexity, Safe Superintelligence e Thinking Machines.
A par dos investimentos próprios nos seus modelos AI, Mark Zuckerberg tentou assegurar alguns trunfos para a Meta, com várias conversações iniciais para adquirir startups como a Thinking Machines, Perplexity e Safe Superintelligence (SSI). Apesar de nenhuma dessas negociações ter avançado para propostas formais, por motivos que vão desde desacordos sobre o preço até estratégias divergentes, estas abordagens mostram como o CEO da Meta está a fazer tudo o que pode para reforçar a posição no campo AI.
Paralelamente, Zuckerberg está a formar uma nova equipa de topo para reformular a Meta AI. Daniel Gross (cofundador da SSI) e Nat Friedman (ex-CEO da GitHub) vão liderar o novo assistente AI da Meta, sob a liderança de Alexandr Wang, ex-CEO da Scale, contratado recentemente por mais de 14 mil milhões de dólares. Entretanto, os fundadores das startups em que Zuckerberg mostrou interesse seguiram caminhos diferentes. Ilya Sutskever (SSI), Mira Murati (Thinking Machines) e Aravind Srinivas (Perplexity) estão todos a angariar financiamento a avaliações elevadas. Sutskever já garantiu vários milhares de milhões de dólares para a SSI, com investimentos tanto da Meta como da Google, enquanto Murati também assegurou um financiamento semelhante. A Perplexity espera conseguir angariar 500 milhões de dólares - mas também há rumores que indicam que poderá ter outra empresas interessada em comprá-la: a Apple.
A grande concorrência pelos nomes de topo no campo da AI está ao rubro, com ofertas bilionárias que fazem eclipsar os valores recorde de contratações anteriores. Poderá dizer-se que este é um sector em que ninguém quer arriscar ficar de fora, sob risco de poder tornar-se no próximo grande império tecnológico que não soube acompanhar os tempos, e a tornar-se obsoleto e esquecido.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)