2025/06/18

Nissan apresenta Leaf de 3ª geração

A Nissan modernizou substancialmente o Leaf para a sua 3ª geração, que chegará ao mercado em 2026.

A Nissan está a transformar o seu icónico Leaf de forma substancial. O carro eléctrico que marcou o arranque da mobilidade eléctrica em massa deixa de ser um hatchback para se tornar num crossover coupé. A nova geração do Leaf, prevista para 2026, aposta num design moderno, melhor desempenho, e mais tecnologia, com o objectivo de atrair uma nova vaga de clientes que procuram abandonar os motores a combustão.
O novo Leaf é mais curto do que o modelo anterior, mas muito mais aerodinâmico, com um coeficiente de apenas 0.25. O estilo coupé com linhas desportivas, puxadores de portas embutidos e faróis LED finos confere-lhe uma imagem futurista. Por dentro, o minimalismo reina, com dois ecrãs digitais (até 14.3”) e um novo volante de dois braços. A plataforma CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, permite um piso completamente plano e uma sensação de espaço superior.
Haverá duas versões disponíveis: uma com bateria de 52 kWh e 174 cv, e outra com 75 kWh e 214 cv, ambas com tração dianteira. A Nissan promete melhorias substanciais, como um motor 75% mais silencioso e uma nova suspensão traseira multilink para uma condução mais refinada. A versão topo de gama poderá atingir até 488 km de autonomia, e com carregamento rápido DC, ganha 249 km em apenas 14 minutos. Também tem, em opção, um tecto panorâmico em vidro com tecnologia e-Dimming que pode variar entre transparente e translúcido.
Cada região terá o seu conector: NACS nos EUA (compatível com a rede Tesla), CCS na Europa e CHAdeMO no Japão. A marca garante que esta nova geração foi desenhada com base em mais de uma década de feedback dos utilizadores e que pretende posicionar o Leaf como uma verdadeira alternativa aos carros a gasolina, tanto em performance como em conveniência. Resta saber se terá preço capaz de competir com os modelos chineses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)