2025/06/11

OpenAI lança o3-pro

A OpenAI acaba de apresentar o o3-pro, uma versão mais avançada do seu modelo de raciocínio o3, afirmando que é o seu modelo de inteligência artificial mais poderoso até à data.

A partir de agora o o3-pro substitui o modelo o1-pro para utilizadores do ChatGPT Pro e Team, sendo disponibilizado para clientes Enterprise e Edu na próxima semana. O modelo já está também acessível via API, com preços de $20 por milhão de tokens de entrada e $80 por milhão de tokens de saída (sendo que um milhão de tokens equivale a cerca de 750.000 palavras).

Segundo a OpenAI, os avaliadores preferem consistentemente o o3-pro em relação ao seu antecessor, especialmente em tarefas complexas. Destaca-se pela clareza, precisão e capacidade de seguir instruções, além de oferecer ferramentas como pesquisa web, análise de ficheiros, execução de código em Python, interpretação de imagens e respostas personalizadas com base em memória. No entanto, as respostas podem demorar um pouco mais a ser geradas.
Apesar das melhorias, o o3-pro ainda tem algumas limitações: não gera imagens, ainda não suporta o Canvas (a workspace com AI da OpenAI), e os chats temporários estão desactivados devido a um problema técnico. Mesmo assim, já ultrapassou rivais como o Gemini 2.5 Pro da Google e o Claude 4 Opus da Anthropic em testes de matemática e conhecimento científico ao nível de doutoramento.

A par disto, a OpenAI reduziu o preço do o3 em 80% e, surpreendentemente, parece estar prestes a fazer um acordo com a Google para usar a sua cloud para processamento AI, reduzindo a sua dependência na cloud da Microsoft.

Sam Altman também vai fazendo as suas "profecias", dizendo que deveremos ter novidades interessantes na AI no próximo ano, embora, em contra-ponto, tenha também anunciado que os modelos AI open-source que prometeu estão um pouco mais atrasados do que tinha inicialmente indicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)