2025/07/17

Adobe lança geração AI de sons e efeitos sonoros

A mais recente ferramenta AI da Adobe permite converter efeitos de voz em efeitos sonoros reais.

A Adobe revelou uma nova funcionalidade baseada em inteligência artificial que promete facilitar a criação de efeitos sonoros em vídeos. Além de poderem usar a tradicional descrição por texto, os utilizadores podem agora gravar sons feitos com a própria voz, como "vrummm", "boom", ou qualquer outro, e o sistema tratá de gerar efeitos áudio realistas e sincronizados a partir dessas gravações.

A ferramenta, chamada Generate Sound Effects, já está disponível em versão beta na app Firefly. Pode ser usada tanto com vídeos gravados como gerados, e promete mais controlo criativo do que outras soluções no mercado. Por exemplo, pode-se sincronizar os sons "clop clop" com um vídeo de um cavalo e adicionar a descrição "cascos de cavalo em alcatrão" para gerar várias opções de efeitos áudio.


Este sistema é uma evolução do projecto experimental Super Sonic, apresentado no Adobe Max em Outubro. Não serve para criar falas (pelo menos por agora), mas consegue gerar todo o tipo de ruídos e efeitos sonoros, como passos, fechos de correr, ambientes naturais e urbanos, etc. - tudo a partir de sons vocais simples combinados com descrições por texto.

Além do áudio, a Adobe também melhorou o gerador de vídeo do Firefly. Agora é possível usar vídeos de referência para manter a composição visual, definir o primeiro e último fotograma através de imagens, e aplicar estilos visuais pré-definidos como anime, arte vectorial ou claymation. De notar que o Veo 3 da Google também tem capacidade para gerar vídeos com áudio de forma integrada, pelo que vai ser interessante ver haverá interessados em tratar da parte sonora de forma separada, ou se os utilizadores preferem que seja tudo feito de forma automática por um único modelo AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)