2025/07/25

Arcfox T1 junta-se aos eléctricos de €9.000 - na China

O segmento dos carros eléctricos económicos não pára de ficar cada vez mais concorrido, agora com a chegada do Arcfox T1.

A Arcfox, marca de veículos eléctricos do grupo BAIC, revelou as primeiras imagens oficiais do seu novo modelo Arcfox T1, um hatchback eléctrico compacto com design moderno e preço ultra competitivo. Com pré-vendas previstas para o final de Agosto, o T1 deverá custar cerca de 70.000 yuan - aproximadamente 9.000 euros - posicionando-se como rival directo de modelos como o BYD Seagull e o Geely Xingyuan.

O design "Arc-Flow" do T1 destaca-se pelas linhas fluidas e aparência desportiva, bem mais refinada do que a versão de pré-produção mostrada em feiras automóveis. O modelo exibe uma pintura bicolor, com tejadilho e pilares em preto, e jantes de liga leve de 18" - pormenor raro neste segmento e que contribui para um visual mais atractivo.
Em termos de dimensões, o T1 mede 4.337 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.572 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.770 mm, o que promete bom espaço interior e estabilidade em condução urbana. O motor eléctrico único é modesto, fornecendo 70 kW (94 cv) às rodas dianteiras, e é alimentado por uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) fabricada pela CALB. Estarão disponíveis duas opções de bateria: uma com 41.7 kWh para 410 km de autonomia e outra com 42.3 kWh para 425 km (valores baseados no ciclo chinês CLTC, mais optimista que o europeu) - opções tão próxima que parecem redundantes.

Apesar do motor fraco e bateria de baixa capacidade, são pormenores que perdem relevância quando contrapostos com o importante detalhe de que se trata de um automóvel eléctrico que custa apenas 9 mil euros - valor mais reduzido do que alguns fabricantes cobram por opções como o upgrade para um sistema de som premium, ou cor personalizada. Infelizmente, as probabilidades de um modelos destes chegar à Europa com um preço destes são praticamente nulas, facilmente se imaginando que, no mínimo, teria um preço a começar no dobro deste valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)