2025/07/25

Links goo․gl da Google deixam de funcionar no próximo mês

Os links curtos do serviço goo․gl da Google deixarão de funcionar a 25 de Agosto de 2025.

Tal como tinha anunciado - e relembrado o ano passado - o serviço de endereços curtos goo․gl da Google vai ser desligado já no próximo mês, fazendo com que todos os links deixem de ficar funcionais.

A Google tem estado a alertar para este encerramento há bastante tempo, dizendo que "99% dos links não tem uso", mas isso não parece servir como justificação para que a Google contribua para o chamado "link rot" - o fenómeno de links envelhecidos que deixam de apontar para páginas válidas. Ainda mais, sendo ou não usados, a Google continuará a redireccionar os utilizadores que clicarem nestes links para uma página sua.
Os serviços de encurtamento de links tiveram grande popularidade durante a fase áurea do Twitter, em que o limite curto das mensagens incentivava a que se procurassem todas as formas de poupar o número de caracteres utilizados. Entretanto, com a sua evolução, o limite foi crescendo, e o tamanho dos links deixou de ser contabilizado na totalidade, pelo que o interesse nos serviços de encurtamento de links deixou de ter a relevância que tinha. Hoje em dia, são principalmente utilizados como forma de gerar links personalizados que sejam de memorização mais fácil.

Para quem desejar continuar a encurtar links, ainda há alguns serviços que vão resistindo, como o is.gd, TinyURL e Bitly, mas que também poderão acabar por sofrer o mesmo fim que o goo.gl.


Actualização: Afinal a Google diz que irá manter alguns links goo.gl.

1 comentário:

  1. Mais um produto para o cemitério Google e mais uma prova de que nem tudo o que está na Internet (www) fica para sempre!!

    ResponderEliminar