A Google mudou de ideias e afinal vai manter links goo.gl "que ainda estejam a ser usados activamente".
A Google recuou na decisão de desactivar todos os links criados com o seu antigo encurtador goo.gl. Tudo estava a postos para todos esses links deixassem de funcionar já este mês, a 25 de Agosto (2025). Quem clicasse neles passaria a receber um erro 404 de página não existente. Agora, a Google reconsiderou, e diz que apenas os que endereços que não têm actividade serão desactivados.
Segundo a Google, os links "usados activamente" serão mantidos, depois de ouvirem o feedback de utilizadores que alertaram para o facto de muitos destes links ainda estarem integrados em documentos, vídeos e publicações online. A empresa diz reconhecer a importância desses links e vai garantir que continuam a funcionar.
Ainda assim, os URLs goo.gl que não tiveram qualquer tipo de utilização nos últimos meses vão mesmo ser desactivados, o que afectará a esmagadora maioria dos links no serviço - a Google já tinha dito anteriormente que que mais de 99% dos links goo.gl não têm qualquer atividade.
Para quem ainda tiver links goo.gl, pode fazer um teste rápido para saber o destino desses links: os utilizadores podem clicar neles e verificar se aparece uma mensagem de aviso indicando que "este link deixará de funcionar em breve". Se esse aviso aparecer é porque irá ser eliminado, se não aparecer, é porque deverá permanecer activo - pelo menos, até que a Google volte a mudar de ideias e encerre totalmente o serviço, como estava prestes a fazer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















While it’s understandable that they want to clean up unused links, nuking everything would’ve been a bad move. Keeping active links alive is a reasonable compromise.
ResponderEliminarJust like in Tunnel Rush, timing is everything — one misstep and you hit a wall. Google almost made that mistake, but they veered just in time.