2025/08/07

OpenAI prestes a lançar o GPT-5

A OpenAI vai apresentar o GPT-5 hoje (7 de Agosto), mas alguns detalhes já começaram a escapar por via do GitHub e da Microsoft.

O novo modelo de inteligência artificial da OpenAI, o GPT-5, está prestes a ser apresentado oficialmente. Há alguns dias, o CEO Sam Altman começou a levantar a ponta do véu ao publicar uma imagem com revelava o uso do modelo "ChatGPT 5", e posteriormente a conta oficial da OpenAI indicou que iria haver um evento de "live5tream" hoje, ao final da tarde em Portugal continental. No entanto, uma publicação acidental no GitHub já revelou vários pormenores do novo modelo.

Segundo a informação revelada (entretanto apagado), o GPT-5 traz "grandes melhorias em raciocínio, qualidade de código e experiência de utilizador". O modelo consegue lidar com tarefas de programação complexas com poucos comandos, dá explicações claras e apresenta capacidades melhoradas para funcionar como assistente inteligente e colaborador de desenvolvimento.
A publicação também confirmou que o GPT-5 terá quatro variantes: gpt-5, gpt-5-mini, gpt-5-nano e gpt-5-chat. A versão principal é focada em lógica e tarefas com múltiplos passos, o mini é uma opção mais leve e económica, o nano é optimizado para velocidade e baixa latência, e o chat foi pensado para conversas mais naturais, multimodais e contextualmente avançadas, especialmente em ambientes empresariais.

Caso se confirme o lançamento hoje, será o segundo grande anúncio da OpenAI esta semana, depois da apresentação dos modelos open-source gpt-oss (gpt-oss-120b e gpt-oss-20b), que já estão disponíveis para uso local e comercial.


Actualização: O GPT-5 já foi lançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)