2025/07/20

Ford Bronco estreia versão 100% eléctrica - na China

Num rude golpe para os norte-americanos, a Ford anuncia a versão eléctrica de um dos seu modelos históricos - o Bronco - mas que só será lançada na China.

A Ford surpreendeu os fãs ao anunciar uma nova versão eléctrica do icónico Bronco, mas com uma reviravolta: o modelo será lançado exclusivamente na China. A nova geração inclui tanto uma versão totalmente eléctrica como uma versão EREV (Extended Range Electric Vehicle), e ambas deverão chegar ao mercado chinês ainda este ano.

Fruto da parceria da Ford com a fabricante chinesa Jiangling Motors (JMC), os documentos oficiais revelam dois modelos distintos. A versão eléctrica conta com tracção integral alimentada por dois motores - um dianteiro de 130 kW e um traseiro de 202 kW - que juntos entregam 311 cavalos de potência. A velocidade máxima está limitada electronicamente a 170 km/h, e a autonomia anunciada é de 650 km (no optimista ciclo CLTC) graças a uma bateria LFP de 105.4 kWh fornecida pela BYD.
Já a versão EREV combina os mesmos motores eléctricos com uma bateria de 43.7 kWh, oferecendo 220 km de autonomia eléctrica. Quando a carga se esgota, entra em acção um motor a gasolina de 1.5 litros que funciona apenas como gerador, aumentando o alcance total para os 1.220 km. Ambos os modelos têm espaço para cinco passageiros e contam com sensores lidar para funções de condução semi-autónoma.

Com esta jogada, a Ford mostra-se pronta a adaptar-se ao mercado chinês, apostando em produção local e tecnologia de parceiros como a BYD. Ainda não há qualquer confirmação sobre a chegada do Bronco eléctrico a outros mercados (nem será fácil que chegue aos EUA tendo em conta as tarifas de Trump), mas este lançamento deixa claro que até os veículos mais tradicionais estão a entrar no caminho da electrificação, mesmo que longe da sua terra natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)