2025/07/14

Google confirma fusão do ChromeOS no Android

Depois de anos de aparente indecisão, chega a confirmação oficial de que o Chrome OS deverá unificar-se com o Android.

A Google confirmou oficialmente que vai unir o ChromeOS e o Android numa única plataforma. A revelação foi feita por Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, que sublinhou o interesse da empresa em adaptar o sistema às novas formas como as pessoas utilizam os seus portáteis no dia a dia.

Embora os rumores sobre esta fusão já circulassem há algum tempo, é a primeira vez que a Google reconhece publicamente esta intenção. A mudança surge numa altura em que o Android tem recebido várias melhorias para ecrãs de maior dimensão, como modo desktop e melhor gestão de janelas - funcionalidades essenciais para ambientes mais produtivos. A fusão parece ter como principal objectivo tornar o Android uma alternativa mais competitiva ao iPadOS da Apple (que na mais recente versão fez aproximação ao macOS), oferecendo uma experiência mais robusta em tablets e dispositivos híbridos. Isto poderá facilitar tarefas de produtividade em equipamentos com Android, aproximando a plataforma daquilo que se espera de um sistema operativo completo.

Além disso, a Google estará também a trabalhar num portátil Pixel, que poderá estrear esta nova plataforma unificada, e que serviria de modelo de referência ao estilo do que fez no passado com o Chromebook Pixel de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)