2025/07/14

OpenAI adia lançamento do seu modelo AI open-source

A OpenAI anunciou que o lançamento do seu prometido modelo AI open-source foi adiado por "motivos de segurança".

A OpenAI dá novo golpe na confiança dos fãs e utilizadores, ao revelar que irá adiar - por tempo indeterminado - o lançamento do seu primeiro modelo de inteligência artificial open-source. O CEO Sam Altman explicou que a equipa precisa de mais tempo para realizar testes de segurança adicionais e rever áreas consideradas de alto risco. O anúncio marca mais um atraso, depois de já ter sido adiado anteriormente um lançamento previsto para o início do verão. Ao contrário do que o nome da empresa pode indicar, a OpenAI ainda não disponibilizou qualquer modelo AI "aberto", ao contrário da maioria dos seus rivais.

Este modelo open-source será diferente dos anteriores, como o ChatGPT, ao disponibilizar o seu código e funções principais para que programadores externos os possam analisar e modificar. É uma abordagem que favorece a colaboração e permite um desenvolvimento mais transparente, algo que várias empresas chinesas, como a DeepSeek e Alibaba, têm promovido com grande sucesso.
Aliás, dizem as "más línguas" que este adiamento da OpenAI se deve ao recém lançado modelo Kimi K2 da Alibaba, um modelo AI que apesar de ser open-source consegue superar o Gemini 2.5 Pro e o3 da OpenAI em vários benchmarks. Isso faria com que o modelo open-source lançado pela OpenAI fosse imediatamente trucidado pela comunidade se não fosse capaz de apresentar melhores resultados. E a nível da confiança e reputação, as coisas no mundo AI estão ao nível daquela que se assiste no mundo do futebol: numa semana um treinador cuja equipa vença é o "melhor do mundo", na semana seguinte, se perder, passa imediatamente a "pior do mundo".
O problema é que a OpenAI não poderá adiar eternamente o prometido modelo open-source, pois esse atraso também terá o seu próprio efeito negativo de criar a suspeita que a empresa não tem capacidade de competir com os modelos AI chineses, feitos com muitos menos recursos.

1 comentário:

  1. o DeepSeek também diziam que era open source, foi veficar e afinal não era bem assim, apenas partes do codigo é aberto, o Core do AI é fechado!
    Creio que a OpenAI, irá seguir mesmos passos, é tudo marketing..

    ResponderEliminar