A mais recente novidade do chatbot Grok, desenvolvido pela xAI de Elon Musk, é a introdução de "Companions" - avatares animados com diferentes estilos gráficos e personalidades distintas. Entre os primeiros personagens disponíveis estão Ani, uma figura inspirada em anime, e Rudy, um panda vermelho em estilo cartoon. Esta funcionalidade está a ser disponibilizada para utilizadores do plano pago SuperGrok mas, pelo menos nesta fase inicial, também estão acessíveis para os utilizadores gratuitos - certamente para assistir na "viralidade" do momento e ofuscar quaisquer novidades que os concorrentes possam lançar nesta altura.
A personagem Ani chamou a atenção por incluir um modo NSFW ("Not Safe For Work"), onde surge com lingerie e tem um tipo de interacção mais sedutora. A opção levanta preocupações sobre o tipo de interacção que estes companheiros podem proporcionar, especialmente numa plataforma que está a testar novas fronteiras da AI conversacional.
Por enquanto, é necessário ativar manualmente os Companions nas definições da app, mas Elon Musk já anunciou que esse processo será simplificado nos próximos dias. Nalguns casos, a novidade já aprece em destaque num banner popup ao abrir o Grok, convidando os utilizadores a experimentarem estes companheiros virtuais. Além de Ani e Rudy, também já foi revelado que está em desenvolvimento outro avatar, um personagem masculino chamado "Chad".This is wild.
— Min Choi (@minchoi) July 14, 2025
Grok 4 Companion Mode just dropped🤯
6 wild examples + how to try:
1. Ani the anime girl - Level 1pic.twitter.com/J3TQfdivRi
A app Grok já oferece um modo de voz onde é possível conversar com o assistente AI em tempo real, sem qualquer representação gráfica, e que chegou a ter várias personalidades à disposição (que entretanto foram removidas). Esta nova aposta nos personagens virtuais parece ser uma forma da xAI diferenciar o Grok dos modelos concorrentes - e atrair novos utilizadores - já que não será previsível que empresas como a OpenAI ou a Google se arrisquem a entrar nesta área de personagens NSFW.



















Com a futura integração com o Otimus, vai ser uma loucura.
ResponderEliminar