2025/07/08

iOS 26 beta 3 recua no Liquid Glass

A Apple parece andar sem destino no seu "revolucionário" design Liquid Glass.

A Apple revelou o iOS 26 com forte destaque para o novo design Liquid Glass que apostava na transparência do vidro. Um design que podia ficar bem para efeitos de "show-off", mas que desde logo se antecipava que fosse um desastre a nível de utilização prática.

Desde então a Apple tem feito correcções, tendo reduzido o efeito de transparência na versão beta 2 para aumentar a legibilidade, e que agora continua a fazer de forma ainda mais drástica na versão beta 3, que elimina quase por completo algumas das transparências, passando do anunciado "liquid glass" para algo mais ao estilo de "frosted glass".
Curiosamente, há quem esteja a culpar os utilizadores da versão beta por estarem a estragar o "design bonito" que a Apple tinha inicialmente apresentado e que terá sido planeado durante anos. No entanto, poucos parecem preocupados com o facto de, com tantos especialistas de design e exemplos do passado dos problemas dos interfaces "transparentes", a Apple tenha falhado em se aperceber disso e agora pareça estar completamente desnorteada a fazer alterações à pressa para ir tentando resolver os problemas que vão sendo apontados.

Ainda temos alguns meses pela frente até que a Apple lance o iOS 26 na versão final, mas não deixa de ser preocupante que se esteja ainda num ponto em que se esteja a tentar finalizar o aspecto visual que já deveria estar mais que definido e terminado - e com grandes probabilidades de, na sua versão de lançamento, seja bem diferente daquele "Liquid Glass" que a Apple inicialmente prometeu aos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)