2025/07/13

ISTSat-1: Primeiro satélite construído em Portugal celebra um ano no espaço

O satélite ISTSat-1, está há um ano no espaço e mantém-se em estado funcional.

O ISTSat-1, o primeiro satélite inteiramente construído em Portugal, completou um ano em órbita. Lançado a 9 de Julho de 2023 a bordo do voo inaugural do foguetão Ariane 6, o nanosatélite foi desenvolvido por alunos e professores do Instituto Superior Técnico e já deu mais de 5.500 voltas à Terra, mantendo-se funcional. O marco representa um feito para o ensino superior nacional e para o sector espacial português.

Ao longo do último ano, a equipa responsável teve de ultrapassar vários desafios técnicos, sobretudo ligados à recepção de sinais a partir da Terra. Problemas na ligação entre o rádio e as antenas de telemetria dificultaram a comunicação, obrigando a uma série de soluções criativas, como a construção de novas antenas e o reforço das estações terrestres. Graças à ajuda da comunidade de rádio amadores, foi possível recuperar o controlo total do satélite e confirmar que todos os seus sistemas estão activos.


O objectivo principal do ISTSat-1 é testar a detecção de sinais ADS-B emitidos por aviões, com o intuito de monitorizar aeronaves em zonas remotas. Segundo Rui Rocha, um dos responsáveis pelo projecto, o satélite está finalmente em condições de iniciar esta missão, depois de um ano a garantir que todos os sistemas a bordo estão estáveis e operacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)