Um modelo experimental da OpenAI conseguiu um feito histórico ao alcançar um desempenho de medalha de ouro na prestigiada Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). A inteligência artificial resolveu correctamente cinco dos seis problemas da prova, o que representa um avanço significativo em capacidades de raciocínio matemático.
A IMO é uma das competições de matemática mais difíceis do mundo, com provas realizadas ao longo de dois dias, cada uma com três questões altamente desafiantes. Alexander Wei, investigador da OpenAI, afirmou que o modelo foi testado nas mesmas condições que os participantes humanos e exibiu uma capacidade cognitiva notável ao longo do exame - lembrando também que o modelo não tinha acesso a ferramentas externas. A empresa refere que esta AI não foi concebida apenas para fazer matemática, mas sim como parte de um esforço mais amplo em direcção à inteligência geral (AGI).
We achieved gold medal-level performance 🥇on the 2025 International Mathematical Olympiad with a general-purpose reasoning LLM!
— OpenAI (@OpenAI) July 19, 2025
Our model solved world-class math problems—at the level of top human contestants. A major milestone for AI and mathematics. https://t.co/u2RlFFavyT
A conquista ganhou ainda mais destaque depois de o matemático Terence Tao ter dito recentemente que não esperava ver uma AI alcançar tal desempenho tão cedo. E até críticos habituais, como Gary Marcus, admitiram estar impressionados, embora continuem a questionar a utilidade prática do modelo, os métodos de treino usados, e o custo por problema resolvido. Importa também referir que os resultados foram disponibilizados mas não foram ainda oficialmente validados pela organização da IMO.We achieved gold medal-level performance 🥇on the 2025 International Mathematical Olympiad with a general-purpose reasoning LLM!
— OpenAI (@OpenAI) July 19, 2025
Our model solved world-class math problems—at the level of top human contestants. A major milestone for AI and mathematics. https://t.co/u2RlFFavyT
Apesar do entusiasmo, Sam Altman esclareceu que o modelo com estas capacidades não será disponibilizado ao público tão cedo. Segundo a OpenAI, esta tecnologia ainda está numa fase experimental, mas o avanço mostra a velocidade com que a inteligência artificial está a evoluir. Emopra isto sirva como sinal de que a OpenAI se mantém na linha da frente do desenvolvimento AI, a próxima prova de fogo será o lançamento do GPT-5, que terá que cumprir com enormes expectativas por parte da comunidade.
Actualização: A Google DeepMind também obteve pontuação ouro na IMO.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)