A OpenAI acaba de lançar o Study Mode no ChatGPT, uma nova funcionalidade pensada para ajudar estudantes a desenvolverem o pensamento crítico, em vez de simplesmente receberem respostas finais. Quando activado, o Study Mode vai explicando as questões passo a passa, fazendo perguntas ao utilizador para testar a sua compreensão dos temas ao longo do processo.
O novo modo já está a ser disponibilizado para utilizadores com sessão iniciada nos planos Free, Plus, Pro e Team. Em breve, também será incluído nas contas Edu, usadas por escolas que compraram o ChatGPT para os seus alunos. Esta aposta surge numa altura em que muitos jovens recorrem ao ChatGPT como ferramenta de estudo.
O lançamento do Study Mode é também uma resposta à controvérsia em torno do uso da AI na educação. Quando o ChatGPT surgiu em 2022, várias escolas nos EUA proibiram o seu uso. No entanto, em 2023, muitas dessas decisões foram revertidas, com professores a aceitarem que ferramentas como esta já fazem parte do dia a dia dos alunos.As ChatGPT becomes a go-to tool for students, we’re committed to ensuring it fosters deeper understanding and learning.
— OpenAI (@OpenAI) July 29, 2025
Introducing study mode in ChatGPT — a learning experience that helps you work through problems step-by-step instead of just getting an answer. pic.twitter.com/B8VbRYJH6r
Como curiosidade adicional - que demonstra a versatilidade dos modelos AI - este "modo de estudo" na verdade limita-se a ser um conjunto de instruções que é dado ao ChatGPT sobre como se deve comportar. Pelo que, era algo que já podia ser feito anteriormente por quem quisesse que o ChatGPT se comportasse deste modo.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)