Sem qualquer surpresa, a apresentação de resumos AI nos resultados das pesquisas no Google faz cair as visitas aos sites para cerca de metade.
Uma nova análise do Pew Research Center mostra o impacto real dos resumos com inteligência artificial nos resultados de pesquisa no Google. Apesar da empresa afirmar que as AI Overviews não prejudicam o tráfego dos sites, os dados revelam o contrário, com as visitas aos sites a cair a pique. Segundo o estudo, os utilizadores clicam menos nos resultados quando a página inclui um resumo gerado por AI, o que está a tornar-se cada vez mais comum.
Desde que os AI Overviews passaram a fazer parte oficial da página de resultados em 2024, muitos sites notaram quebras significativas no seu tráfego. O estudo da Pew, revela que os resultados com AI Overviews têm uma taxa de cliques de apenas 8%, contra os 15% das pesquisas sem resumos AI. Pior ainda: apenas 1% dos resultados com resumos AI levou os utilizadores a clicar nas fontes citadas.
Essas fontes, na sua maioria, são sites grandes como a Wikipedia, YouTube e Reddit. Além disso, muitos utilizadores terminam a pesquisa após lerem o resumo AI, o que indica que estão a confiar na informação gerada, mesmo correndo o risco de serem induzidos em erro, uma vez que os modelos AI ainda são propensos a "alucinações" e respostas incorretas - como o famoso caso da cola na pizza (duplamente).
Esta alteração do paradigma, de que os motores de pesquisa serviam para direccionar utilizadores para os sites mais adequados, mas agora começam a dar lugar a assistentes AI que dão a resposta, vai ter consequências drásticas na web como a conhecemos. Muitos sites deixarão de ser rentáveis sem o número de visitas a que estavam habituados, e não deixará de ser algo irónico que esses mesmos sites vejam os seus conteúdos usados (com ou sem autorização) para o treino dos modelos AI que agora lhes roubam as visitas.
2025/07/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)